Prefeito Juninho recebeu premiação que selecionou Rio Claro os 258 municípios do programa estadual.
O município de Rio Claro conquistou o primeiro lugar no Estado de São Paulo em ações voltadas para o desenvolvimento do agronegócio de forma sustentável. “É uma grande conquista para o município que está recebendo esse prêmio pela primeira vez, um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura para incentivar os produtores rurais e estimular sua permanência no campo”, afirmou prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao receber o troféu, o certificado e o prêmio de R$ 500 mil entregues em evento realizado na sexta-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo com participação do governador João Dória e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.
Rio Claro ficou no topo do ranking que premiou dez cidades paulistas por meio do programa Cidadania no Campo – Município Agro. A seleção foi feita entre 258 municípios que participam do programa. Foram avaliados dez critérios técnicos para definir os municípios contemplados no 1º Prêmio Cidadania no Campo. Rio Claro ficou em primeiro lugar, uma conquista inédita para o município. “Esse prêmio indica que estamos no caminho certo. Já conquistamos alguns avanços e vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Emilio Cerri, que acompanhou o prefeito na cerimônia em São Paulo.
O governo estadual remodelou os requisitos de análise do programa e, pela primeira vez, foram avaliados dez critérios: estrutura institucional, infraestrutura rural, produção, distribuição e consumo sustentável, defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade, resiliência e adaptação às mudanças climáticas, e interação campo-cidade. De acordo com o governo estadual, a análise foi feita considerando a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo.
“Recebemos a premiação com surpresa porque obtivemos reconhecimento pelo trabalho que realizamos sem saber que estávamos sendo acompanhados pelo governo do estado”, destaca o prefeito Juninho da Padaria, agradecendo o empenho dos agricultores e o trabalho realizado pelo secretário Emilio Cerri e toda a equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, além dos colaboradores da prefeitura. “Mais do que o primeiro lugar temos que valorizar o homem do campo que leva comida às nossas mesas”, acrescenta Juninho, informando que novos investimentos serão feitos na área rural, principalmente na segurança, assunto discutido com o secretário estadual.
Ao comentar o prêmio recebido por Rio Claro, o ex-deputado Aldo Demarchi lembrou de projeto pioneiro de agricultura natural implantado, em 1982 quando era prefeito, numa parceria com a Fundação Mokiti Okada. “Aquela semente se desenvolveu e ganhou força na administração do prefeito Juninho da Padaria”, destaca.
Desde o início de 2017, a prefeitura vem realizando uma série de ações em benefício dos produtores rurais, como manutenção frequente das estradas rurais que são essenciais para o escoamento da produção, identificação de estradas e propriedades rurais com instalação de placas de sinalização, cessão de máquinas e equipamentos para apoiar a produção, patrulhamento da área rural pela Guarda Civil Municipal (GCM) com apoio de drones, incentivo à Feira do Produtor e às feiras livres nos bairros São Benedito e Cervezão, implantação da Horta Solidária que produz para famílias carentes e a Horta Municipal que não usa agrotóxicos, além de certificar os produtos com o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). O SIM permite a venda de produtos dentro do município e o Sisbi em todo o território nacional.