Atendimento será nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Vila Cristina, Wenzel e Avenida 29.
Rio Claro realiza nesta quinta e sexta-feira (3) mutirão de vacinação contra a Covid nas quatro unidades básicas de saúde do município. O atendimento será das 7h30 às 21 horas e todas as doses contra a Covid estarão disponíveis.
“Nosso foco é especialmente as crianças, já que nesta faixa etária a procura pela vacina está baixa, mas todos que estão com alguma dose pendente devem aproveitar a oportunidade e se vacinar”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.
A vacinação Covid é realizada em crianças a partir de 6 meses, com esquema vacinal composto por três doses. Crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose. A dose de reforço para este público já está liberada, no entanto apenas 122 crianças foram vacinadas.
“Os responsáveis por estas crianças devem levá-las o quanto antes para colocar a vacinação em dia, já que com o passar dos meses a proteção imunológica contra a Covid diminui, por isso a necessidade da dose de reforço”, observa Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização da Fundação de Saúde.
Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Pessoas de 18 a 69 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.
As pessoas com 70 anos ou mais estão sendo vacinadas contra a Covid com a dose de reforço bivalente, que é uma versão atualizada da vacina contra a Covid e pode oferecer proteção ainda maior contra as variantes da Ômicron. As pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, também devem tomar a bivalente, sendo que neste caso é necessário apresentar comprovação médica. Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.