Novo cenário tem média de 12 casos semanais.
Rio Claro saiu do período epidêmico de dengue e os casos diminuíram consideravelmente. Nesta quinta-feira (15), a Vigilância Epidemiológica divulgou balanço dos casos registrados de janeiro a julho, quando o município enfrentava alta transmissão da doença. A estimativa é de que nos sete primeiros meses, mais de 11.500 pessoas tenham contraído dengue no município. Uma parte destas confirmações ainda está sendo lançada oficialmente no sistema de notificações. Foram 24 óbitos e seis estão em investigação.
O período de epidemia ficou para trás e a média neste mês de agosto é 12 novos casos de dengue por semana em Rio Claro. O último óbito foi informado no boletim de 28 de junho. O momento é muito diferente do registrado no primeiro semestre, quando o município decretou situação de emergência para a dengue. Este decreto foi revogado no início deste mês levando em consideração também a queda significativa na taxa de transmissão. Com o novo cenário, as atualizações de casos passam a ser mensais e serão disponibilizadas na página da Fundação Municipal de Saúde (https://www.saude-rioclaro.org.br/), no link Boletim da Dengue.
A Fundação Municipal de Saúde destaca a melhora nos índices não significa que a comunidade possa abandonar os cuidados preventivos. O Aedes aegypti, que transmite a dengue, se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.