“ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore”. (Martinho Lutero)
Uma ação conjunta entre o Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul, Rotary Probus e Interact Cidade Azul e Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento foi realizada na manhã deste Sábado (21), numa praça na Vila Indaiá. Em Comemoração ao Dia da Árvore o Rotary desenvolveu a campanha uma árvore para cada rotariano. Foram plantadas 50 mudas de Ipês amarelo e cada árvore homenageou uma família de rotariano.
Cada família enviou um representante para plantar sua árvore.
Segundo o diretor da Secretaria Municipal Litholdo; “É muito importante para nós representes de poder público se unir a Cidadãos de classes e desenvolver ações que melhoram a qualidade de vida de todos, o sonho da Secretaria e transformar cada área verde num parque onde as famílias possam se reunir e ter momentos de lazer e descontração. ” Enfatiza Litholdo ao receber os rotarianos
Para a presidente do Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul Maria Isabel de Oliveira Cava; “ É muito importante para nós enquanto rotarianos poder oferecer esse presente para a comunidade um Ipê Florido é de uma beleza indescritível é de encher os olhos e mesmo quando está sem flores ele traz muitos benefícios a todos, como esse momento de estarmos todos aqui juntos com as famílias dos associados olha que coisa linda”. Finaliza Maria Isabel
A Rotariana Hilda Sardinha esteve acompanhada dos netos durante o plantio da muda que representou sua família as crianças vibraram com a oportunidade e plantar uma árvore
Representando a família Franco a jornalista e rotariana Ana Murbach também plantou ua muda de Ipê, no qual colocou muito amor e o desejo que ela se transforme em breve numa aconchegante sombra a todos que futuramente frequentarem o parque.
Maria Isabel de Oliveira Cava (presidente do Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul) e Djanira D’Angelis (presidente do Rotary Probus de Rio Claro)
Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro.
A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.
Além disso, a data tem como objetivo defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis.
A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.
Essa data comemorativa surgiu em finais do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872.
Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.
O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas.
Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.
Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países.
Assim, na Alemanha, o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril. Na Polônia, é comemorado no dia 10 de outubro. Na Tanzânia, no dia 1 de janeiro.
No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece que o Dia da Árvore deverá ser substituído pela Festa Anual das Árvores.
Isso porque o Brasil possui diferentes características climáticas, o que dificulta o plantio de árvores no mês de março em estados do norte e nordeste. Nesse período, essas regiões passam pelo período de secas.