Projeto Acompanhamento Nutricional – Um Caminho para a Vida; entrega 18 estadiômetros e 17 balanças para acompanhamento de medidas e peso das crianças assistidas pela Pastoral.
No último dia 09 de junho, foi inaugurado o projeto de Subsídio Distrital do Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul “Acompanhamento Nutricional – Um Caminho para a Vida”, que tem como entidade beneficiada a Pastoral da Criança de Rio Claro.
O projeto objetivou a aquisição de 18 estadiômetros e 17 balanças para acompanhamento das medidas da altura e peso das crianças assistidas pela Pastoral da Criança de Rio Claro, desde o nascimento até seis anos de vida. A medida da estatura e a avaliação do peso corporal da criança permitem calcular o Índice de Massa Corpórea – IMC, que possui um padrão de normalidade de acordo com a idade da criança.
Através dos valores dos Índices de Massa Corpórea pode-se detectar deficiências nutricionais como a desnutrição ou o sobrepeso. Nesses casos, os líderes e apoios comunitários da Pastoral da Criança atuam para restabelecer o crescimento e desenvolvimento normal das crianças através de orientações nutricionais ou, nos casos mais persistentes de deficiência nutricional, encaminhamento aos profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS.
O valor do projeto é de R$ 10.162,34 e está inserido na área de enfoque da Fundação Rotária do Rotary International “Saúde Materno-Infantil”.
A Pastoral da Crianças de Rio Claro atua no perímetro da cidade Rio Claro, no Distrito de Ajapi e na cidade de Santa Gertrudes. Possui 73 líderes capacitados e 37 apoios comunitários.
A Pastoral da Criança de Rio Claro está presente em 24 comunidades de 10 paróquias:
– Paróquia Santana – 1 comunidade (Bairro Santana)
– Paróquia Nossa Senhora Aparecida – 1 comunidade (Bairro Aparecida)
– Paróquia Imaculado Coração de Maria – 4 comunidades (Bairro Cervezon)
– Paróquia São José Operário – 3 comunidades (Bairro São Miguel)
– Paróquia São Joaquim – 3 comunidades (Santa Gertrudes)
– Paróquia Nossa Senhora da Saúde – 3 comunidades (Bairro Cidade Nova)
– Paróquia São Francisco de Assis – 3 comunidades (Bairro Jardim Panorama)
– Paróquia do Espírito Santo – 4 comunidades (Bairro Jardim Guanabara)
– Paróquia Bom Jesus – 1 comunidade (Bairro do Estádio)
– Paróquia Santo Antônio – 1 comunidade (Ajapi)
Para cada uma das paróquias da Pastoral (em número de 10) foi doado um estadiômetro e uma balança, outros seis conjuntos de estadiômetro/balança serão enviados para as paróquias que atendem o maior número de crianças, famílias e gestantes e o último conjunto estadiômetro/balança e o estadiômetro avulso serão utilizados para formação de novas líderes, nos encontros e palestras de capacitação.
Os beneficiários diretos com o projeto são as 436 famílias cadastradas, 510 crianças de zero a seis anos de idade e 32 gestantes em acompanhamento pela Pastoral da Criança de Rio Claro. São beneficiadas diretamente cerca de 1350 pessoas.
Também estão sendo beneficiadas indiretamente as 73 líderes e 37 apoios comunitários da Pastoral, num total de 110 pessoas, uma vez que têm à sua disposição, pelo menos, um estadiômetro e uma balança para cada paróquia. Isso facilita muito o trabalho da Pastoral da Criança, que sempre terá à disposição os equipamentos para medir a altura e peso das crianças, sem precisar deslocar, de uma paróquia para outra, o único conjunto de estadiômetro/balança que possuíam antes do projeto.
Os rotarianos do Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul sentem-se honrados em poder beneficiar a comunidade com esse projeto, que possui grande abrangência e beneficiará muitas pessoas, em especial as crianças de zero a seis anos de idade, de vinte comunidades da cidade de Rio Claro, três comunidades da cidade de Santa Gertrudes e uma comunidade no Distrito de Ajapi.