No último dia (15/02) o Rotary Club de Rio Claro Sul iniciou uma importante iniciativa voltada para o meio ambiente. A ação, que faz parte de uma das áreas de enfoque do Rotary, tem como objetivo incentivar a preservação das abelhas nativas (sem ferrão), por meio de um projeto de conscientização dos alunos do ensino fundamental da rede municipal sobre a importância da preservação destes insetos para o nosso meio ambiente.
O projeto consiste na distribuição de “casinhas” para as abelhas nas escolas selecionadas pela equipe do projeto, que serão construídas com o auxílio de um equipamento doado pelos rotarianos. O objetivo é manter as colmeias livres de invasores e garantir que as abelhas possam economizar suas energias, mantendo o interior das casinhas escuro.
O valor para a doação dos equipamentos foi arrecadado por meio da venda de cupons da Campanha União Solidária (Sicredi) pelo Rotary Club de Rio Claro Sul. As pessoas que adquiriram esses cupons concorreram a vários prêmios, contribuindo para o sucesso da iniciativa.
O projeto é uma parceria entre o Rotary Club de Rio Claro Sul, Estação do Bem, Chácara Alternativa, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Educação. Para o início do planejamento da ação, os parceiros se reuniram recentemente, contando com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Leandro, do Coordenador Ambiental da Secretaria da Educação, Edson, da servidora da Secretaria da Educação, Fernanda, de Leonardo e Roberto do Centro de Formação Ambiental da SEMA, de Igor da Estação do Bem, de Sergio e Luisa da Chácara Alternativa, e de Renosto e Báccaro do Rotary Club de Rio Claro Sul.
A ação é fundamental para a preservação das abelhas, que são responsáveis pela polinização de diversas espécies vegetais e, portanto, essenciais para a manutenção do meio ambiente. O Rotary Club de Rio Claro Sul, em parceria com outras instituições, demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental.