Anuncie aqui
Anuncie aqui

Saiba como baixar o e-Título para votar ou justificar nessas eleições

Aplicativo deve ser baixado até sábado (5), véspera da eleição

O eleitor que pretende usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até sábado (5), véspera do pleito.

Anuncie aqui

No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

O aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das contas cadastradas não estão com o app atualizado e devem fazer o procedimento, que deve ser realizado na aba de atualização da loja do aplicativo.

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Justificativa

Além de servir como título de eleitor digital, o e-Título poderá ser usado pelo cidadão que não vai comparecer às urnas no próximo domingo.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo ou vice-versa (regra para as cidades que terá dois turnos).

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Casal é flagrado pela PM durante venda de entorpecentes em Itirapina

Ação ocorreu na noite de sábado (21) após denúncia anônima; homem foi preso em flagrante e mulher liberada após...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro terá final de semana com balonismo

Night Glow será realizado na noite de sábado. Nas comemorações dos 198 anos de Rio Claro a população terá a oportunidade de apreciar o show...

Saiba quem era Gusthavo Aragão, cantor sertanejo que morreu em acidente...

Corpo do jovem de 28 anos será enterrado na tarde desta terça-feira (17), no Cemitério Parque de Limeira. Moto do cantor teria colidido contra...

Em dia sangrento três homens são executados a tiros em Rio...

Crimes ocorreram em dois bairros distintos e em menos de 10 horas; uma mulher também foi baleada Por Ramon Rossi A quinta-feira (19) foi marcada por...
Anuncie aqui

Pitbulls escapam de residência após queda de muro e ferem cães...

Animais não demonstraram agressividade com pessoas, mas se envolveram em confronto com outros cães; tutora se comprometeu a arcar com os custos dos tratamentos. Uma...

10º BAEP prende idoso de 71 anos com verdadeiro arsenal em...

Durante patrulhamento, equipe especializada da PM localiza rifles, pistolas, armas artesanais e mais de 1.200 munições de diversos calibres em ação rápida e precisa...
Anuncie aqui