Anuncie aqui
Anuncie aqui

Sesi-SP e CBRu desenvolvem o rugby em sete unidades de ensino no estado de São Paulo

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) unem forças para fomentar o rugby, inicialmente em sete unidades do Sesi-SP: Indaiatuba, Votorantim, Osasco, Jacareí, Campinas, Taubaté e Tatuí. O convênio entre as entidades será assinado nesta quinta-feira (24), às 14h30, pelo presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, e pelo presidente do Conselho de Administração da CBRu, Martín Jaco, na sede da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista.

Anuncie aqui

A primeira etapa do acordo prevê que os profissionais dos Departamentos de Desenvolvimento e Alto Rendimento da CBRu realizem a capacitação de aproximadamente 100 profissionais de educação física e de diversas modalidades esportivas do Sesi-SP ao longo de 12 meses, além de gestores da instituição e de clubes desportivos parceiros.

O objetivo é habilitar os professores a ensinar rugby para iniciantes com segurança, a planejar, conduzir e avaliar treinamentos, gerenciar equipes e a compreender processos de captação e retenção de jogadores.

“A tradição do rugby e seus valores, que estão alinhados com os valores olímpicos e com a Pedagogia do Exemplo Sesi-SP, estão sendo reconhecidos nesta aliança com a CBRu. Queremos assim ajudar a estimular o interesse dos jovens por modalidades esportivas que necessitam de mais visibilidade, mesmo já colecionando valiosas conquistas para o esporte nacional”, observa o presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf.

Para a CEO da CBRu, a parceria é fundamental na missão de popularizar o rugby e difundir seus valores no país. “Estar presente em uma instituição como o Sesi-SP que consolidou o esporte em seu projeto pedagógico é um passo promissor para mostrar que o rugby é saudável e pode ser jogado pelas gerações mais novas. Com o tempo e com as possibilidades de expansão das ações, vislumbramos um efeito positivo na formação do público do rugby, no desenvolvimento de nossas categorias de base e no abastecimento do alto rendimento das seleções masculina e feminina”, avalia Mariana Miné.

A partir de agora, o rugby está à disposição de uma série de iniciativas educativas do Sesi-SP, a exemplo do Programa Atleta do Futuro (PAF), desenvolvido com metodologia própria pela instituição há 30 anos visando garantir acesso a diferentes esportes para jovens na faixa de 6 a 17 anos. A modalidade também deverá figurar nas ações do Projeto Pedagogia do Exemplo Sesi-SP, cujo foco é desenvolver lideranças entre os alunos da rede escolar do Sesi-SP para multiplicar os valores do esporte, como igualdade, respeito e honestidade, em suas escolas, famílias e comunidades. A cada ano, somente no estado de São Paulo, o Pedagogia do Exemplo promove cerca de 150 eventos em mais de 30 cidades e com 21 modalidades esportivas envolvidas.

A inclusão do rugby sevens no programa olímpico desde a edição do Rio 2016 é mais um incentivo para as entidades poderem difundir os valores da modalidade e promover seu ensino a cerca de 200 crianças e adolescentes do Programa Atleta do Futuro Sesi-SP (PAF) nestas sete cidades. Na segunda etapa, a parceria pretende estender o ensino do rugby por meio de oficinas de curta duração para outras unidades do Sesi-SP.

Pesquisa – Outro aspecto da parceria é a produção científica. As entidades pretendem aprimorar o trabalho que vêm realizando juntas no Centro de Referência em Ciências do Esporte do Sesi-SP (CRCE), visando desenvolver estudos aplicados ao alto rendimento do rugby, em áreas como nutrição e psicologia.

Atualmente, a CBRu utiliza o CRCE para realizar testes físicos e exames clínicos, em especial o isocinético de membros inferiores, em atletas das seleções masculina e feminina que estão se recuperando de lesões. Quando os protocolos sanitários permitirem plenamente, o trabalho poderá evoluir para a transferência de talentos entre modalidades e aproveitar o investimento físico e cognitivo de atletas que “estouram” a idade juvenil. O rugby costuma, por exemplo, revelar atletas provenientes de atletismo, handebol e basquete.

Semana Olímpica – A assinatura do convênio coincide com a Semana Olímpica do Sesi-SP, evento realizado de 21 a 25 de junho em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em comemoração ao Dia Olímpico, celebrado no dia 23 de junho no Brasil e nos países vinculados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo.

A programação conta com atividades no canal do Sesi-SP no Youtube, como brincadeiras, desafios e oficinas conduzidas pela CBRu e pelo COB, bate papo com atletas olímpicos e paralímpicos do Sesi-SP, enquetes, apresentação da Bachiana, entre outras. Serão abordados temas sobre os valores do esporte olímpico para cerca de 3 mil professores e 93 mil alunos da rede de ensino do Sesi-SP, além de escolas do COB.

“Nossa participação na Semana Olímpica será uma grande oportunidade de nos aproximarmos da comunidade escolar. Nosso intuito é compartilhar nossa experiência com a capacitação de educadores e os ensinamentos que já aplicamos no rugby infanto-juvenil”, ressalta a CEO da CBRu, Mariana Miné.

“Há cerca de três anos o COB tem um programa exclusivamente dedicado à promoção dos Valores Olímpicos, o Transforma. Com ele, nos aproximamos de educadores e estudantes, fortalecendo a cultura esportiva no nosso país, realizando atividades educacionais e culturais. Através da parceria com o Sesi-SP, já capacitamos cerca de 800 professores da rede. E, neste ano olímpico, tão desafiador em meio à pandemia, esses valores são refletidos nesta Semana Olímpica, realizada de forma virtual, em clima de parceria, esperança e amizade”, diz Paulo Wanderley, presidente do COB.

Sobre a modalidade
O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Polícia Militar frustra fuga, apreende arma, drogas e prende suspeito na Vila Paulista

Ação rápida das equipes resultou na localização do investigado, apreensão de grande quantidade de entorpecentes e armamento.   A noite desta...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM apreende adolescente por violência doméstica e tentativa de estupro em...

Vítima, também adolescente, sofreu fratura nasal, dente quebrado e hematomas; caso foi registrado no Plantão Policial e apreendido permanece à disposição da Justiça. A Polícia...

Conversão Mal-Sucedida Gera Acidente e Deixa Motorista Ferida na Avenida 20

Motorista perdeu o controle ao entrar na Rua 6, bateu em veículo estacionado e provocou efeito em cadeia; moradores reclamam de recorrência de acidentes...

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...
Anuncie aqui

Café Solidário do GACC reúne comunidade em manhã de afeto e...

Evento chega à 13ª edição com artesanato, música e campanha para montagem das Cestas de Natal das famílias assistidas.   O tradicional Café Solidário do GACC...

Acidente ocorreu no início da manhã desta quinta-feira; van tombou após o impacto e trânsito precisou ser desviado pelo acostamento. A Polícia Rodoviária Militar atendeu,...
Anuncie aqui