Veículos de 1963 e 1968 têm mais de 90% de originalidade, manual de proprietário e até chave reserva. Um deles foi o primeiro a ser emplacado na cidade.
Duas raridades automobilísticas estarão expostas de sexta-feira (16) a domingo (18), no shopping Iguatemi de São Carlos (SP) para encantar os fãs de Fusca.
No próximo domingo é Dia Internacional do Fusca. Os dois veículos – um de 1963 e um de 1968 – são objetos de colecionador, têm mais de 90% de originalidade, manual de proprietário e até chave reserva.
Um dos veículos, cor bege Nilo, foi o primeiro Fusca a ser emplacado em São Carlos. Com mais de 50 anos, ele tem em pleno funcionamento itens originais de fabricação, como ar quente, afogador, ejetor de água e para-brisa e traz conservado o jogo de ferramentas.
“O Iguatemi São Carlos está sempre em busca de trazer ações diferenciadas para os moradores da região, essa com certeza trará memórias antigas e construirá novas em torno de um carro que foi ícone no setor automobilístico e paixão do brasileiro”, afirma Taciana Melo, gerente de marketing do empreendimento.
Fusca

O modelo Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porshe, com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Ao logo dos anos passou pela modernização em sua mecânica, estética e começou a ser utilizado com várias finalidades, como uso pelo correio e até como veículo militar durante a Segunda Guerra Mundial, em 1939.
O carro teve mais de 21 milhões de exemplares produzidos e ganhou apelidos pelo mundo: Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e Maggiolino.
No Brasil, o Fusca, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais. Chamado carinhosamente de fusquinha e fuscão, tinha motor 1500 cilindradas e cores fortes como laranja e verde abacate.
A produção brasileira chegou a ser paralisada em 1986, mas foi retomada em 1993 pelo, então presidente Itamar Franco, saindo de linha definitivamente três anos depois.
Fonte: g1 São Carlos e Araraquara