Anuncie aqui
Anuncie aqui

TJ-SP reconhece direito de licença sem vencimento a professores da categoria F

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deram ganho de causa ao Centro do Professorado Paulista (CPP) e reconheceram que os professores estaduais não concursados da chamada “categoria F” também têm direito à licença sem vencimento para tratar de assuntos particulares, benefício até então concedido apenas a servidores efetivos.

Anuncie aqui

A decisão, proferida pela 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal, determina que todos os servidores da Educação admitidos sob o regime da Lei nº 500/74 “fazem jus ao benefício da licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares, nos mesmos moldes conferidos aos servidores efetivos”.

Segundo o CPP, a Secretaria Estadual da Educação vinha negando sistematicamente o direito à licença aos docentes da categoria F. O Estatuto do Servidor Público paulista, porém, prevê que todos os servidores — sejam concursados ou contratados — podem requerer o afastamento desde que cumpram dois requisitos: ter ao menos cinco anos de exercício no cargo atual e que o pedido atenda ao interesse da administração pública.

De acordo com o diretor-geral do CPP, Alesandro Soares, a decisão do TJ-SP representa um avanço importante na valorização da categoria. “Esse tipo de licença está garantido no Estatuto do Servidor Público de São Paulo. Geralmente é tirado pelos educadores que têm algum parente doente ou que vão escrever um livro ou se especializar em cursos de mestrado e doutorado dentro ou fora do país. Essa equiparação traz finalmente igualdade para a categoria, já que a categoria F já tinha sido contratada pelo estado nos anos 2000 e ainda não tinha conseguido os mesmos direitos”, afirmou.

Ele lembrou ainda que, durante o período de afastamento, o servidor não recebe salário nem tem recolhimento previdenciário, mas ganha a possibilidade de se afastar temporariamente para resolver questões pessoais ou investir em sua formação.

O diretor regional do CPP em Rio Claro, professor Moacir Rossini, destacou que a decisão reforça o papel da entidade na defesa dos direitos do magistério. “Essa vitória é fruto da atuação constante do CPP em favor da justiça e da valorização dos professores. A equiparação de direitos é fundamental para que todos os educadores sejam tratados com o mesmo respeito, independentemente da forma de contratação”, afirmou.

A decisão abre precedente para que outras categorias de servidores contratados sob a mesma legislação também possam pleitear o mesmo direito previsto no Estatuto do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Festa do Migrante promete um fim de semana de cultura, música e sabores em Santa Gertrudes

Nos dias 8 e 9 de novembro, o Jardim Paulista será palco de um grande encontro cultural que celebra...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 promovem alterações no tráfego...

Primeira das cinco etapas das obras para adequação estrutural do viaduto do trevo da Viviani começa nesta quarta. A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza,...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e apreende pés de...

Durante atendimento a ocorrência no bairro Diário Ville, equipe localizou quatro plantas de maconha e prendeu o suspeito em flagrante. Na manhã de quarta-feira (29),...
Anuncie aqui

Alcides e Angela Zanellato Prado: 70 anos de um amor que...

Bodas de Vinho celebram uma história de fé, família e eternos laços de amor. Em quatro décadas de jornalismo social, já testemunhei muitas histórias de...

Delivery do Almoço Mineiro une solidariedade e sabor em Rio Claro

Evento beneficente arrecadou fundos para a compra de um Bilirrubinômetro Transcutâneo Neonatal destinado à UTI Neonatal da Santa Casa de Rio Claro   No dia 4...
Anuncie aqui