Anuncie aqui
Anuncie aqui

Trabalhador aposentará com 100% do benefício após 40 anos de contribuição

A Proposta de Emenda a Constituição da reforma da previdência amplia o tempo de contribuição de 15 para 20 anos no Regime Geral da Previdência Social, que abrange os trabalhadores da iniciativa privada e empregados de empresas públicas.

Anuncie aqui

A proposta ainda acaba com a aposentadoria exclusivamente por tempo de contribuição que hoje é de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Com isso, para se aposentar, o trabalhador da iniciativa privada tem que, obrigatoriamente, atingir a idade mínima, 65 anos para homens e 62 para mulheres, além de contribuir com o INSS por pelo menos 20 anos. Haverá uma regra de transição de 12 a 14 anos até chegar aos números propostas.

No caso do trabalhador rural, a idade mínima para se aposentar vai ficar, caso a proposta seja aprovada, em 60 anos para homens e mulheres, igualmente.

Atualmente as mulheres do campo de aposentam com 55 anos.

Também cresce de 15 para 20 anos o tempo de contribuição sobre a produção para os trabalhadores rurais, que ainda terão que pagar um mínimo anual de R$ 600 ao INSS, como informou Felipe Portela, diretor de Programas da Secretaria de Previdência e Trabalho.

A proposta ainda prevê um novo cálculo para o valor da aposentadoria. Ela será de 60% da média salarial, corrigida pela inflação, mais 2% a mais para cada ano de contribuição que exceder os 20 anos.

Ou seja, para atingir o teto do INSS, o trabalhador terá que contribuir por 40 anos. O benefício pode ser maior que o teto caso o trabalhador contribua por mais de 40 anos.

O valor do benefício não poderá ser menor que um salário-mínimo.

Já os servidores públicos terão que contribuir mais que o trabalhador da iniciativa privada para se aposentar.

Serão 25 anos de contribuição para o servidor público. Já a idade mínima será a mesma, 65 anos para homens, e 62 anos para mulheres.

Fonte: Agência Brasil/EBC

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

10º BAEP captura procurado pela Justiça após tentativa de fuga em habitação coletiva

Indivíduo tentou retornar ao imóvel ao notar a presença policial, mas acabou detido após confirmação de mandado judicial ativo.   Durante...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

CPP Rio Claro Celebra o Dia do Professor com Confraternização e...

Diretoria e colaboradores se reúnem em um encontro de integração marcado por alegria, união e a apresentação do Coral do CPP.   No último dia 16...

Chá Beneficente encanta convidados e reforça a força da solidariedade

Realizado no Buffet Ideal, o evento promovido pela Rede Rioclarense “Carmem Prudente” e Clube do Siri reuniu charme, boas energias e uma causa nobre...
Anuncie aqui