Anuncie aqui

Tratamento precoce a alunos com dislexia será obrigatório

Em votação simbólica, os senadores aprovaram, nesta terça-feira (9), substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce a alunos da educação básica diagnosticados com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Aprovado na forma do relatório do senador Flávio Arns (Podemos-PR) sem modificações, o texto segue para sanção presidencial.

Essa política de acompanhamento integral está prevista no PL 3.517/2019, um texto alternativo apresentado pela Câmara ao PLS 402/2008. Originalmente, a proposta do Senado restringia essa assistência integral a estudantes com dislexia e TDAH. Entre outras modificações ao texto original, os deputados estenderam essa rede de serviços e cuidados a quem apresentar qualquer tipo de transtorno de aprendizagem.
Em seu relatório, Flávio Arns (foto) reconhece que o projeto permanece oportuno diante da persistência de lacunas no preparo dos profissionais de ensino para lidar com transtornos de aprendizagem. Para ele, “o ponto de partida para interferir nessa realidade é o reconhecimento institucional desses transtornos (…). Sem esse reconhecimento, é pouco crível que as dificuldades de aprendizagem das pessoas desses segmentos deixem de ser naturalizadas e atribuídas a causas de outra ordem”.

O relator também saudou a iniciativa dos deputados de ampliar o público-alvo da política de acompanhamento integral. Com isso, as medidas poderão ser aplicadas, por exemplo, a alunos com disgrafia ou discalculia, e terão o potencial de abranger transtornos que venham a ser descobertos no futuro.

Anuncie aqui

Por fim, Arns alertou que, na hipótese de não serem diagnosticados e tratados tempestivamente, esses transtornos de aprendizagem podem trazer prejuízos à qualidade de vida das pessoas, com consequências que “afetam não apenas os alunos individualmente, mas também os próprios resultados educacionais e econômicos do país”.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

O pânico coletivo gerado pelo coronavírus

Autor:Leonardo Torres Leonardo Torres, Professor e Palestrante, Doutorando em Comunicação e Pós-graduando em Psicologia Junguiana Um dos grandes vilões na luta contra o COVID-19 é o...

Vereadores voltam a cobrar respostas fora do Regimento

Durante o período de um ano e nove meses - abril de 2019 a dezembro de 2020 - em que o jornalista responsável por...

Dando zika com a IA

Anuncie aqui

Mais notícias

Força Tática desmantela estufa clandestina e prende traficante em flagrante em Rio Claro

Denúncia anônima levou policiais ao Jardim Quitandinha, onde funcionava esquema de cultivo e preparo de entorpecentes. A equipe da Força Tática da Polícia Militar prendeu...

PM recupera veículo roubado e restitui ao proprietário em Rio Claro

Ação rápida da Polícia Militar resulta na localização do automóvel abandonado no Jardim Progresso Na noite de terça-feira (30), a Polícia Militar recuperou um veículo...