Anuncie aqui
Anuncie aqui

Tucuruvi, Vila Maria e Colorado do Brás são destaques do 1º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo

Mancha Verde, Tom Maior, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real também passaram pelo Anhembi. Desfiles foram marcados por imagens de resistência, esperança e homenagens ao carnaval.

Tucuruvi, Vila Maria e Colorado do Brás foram os destaques do primeiro dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, que terminou na madrugada desse sábado (23).

Anuncie aqui

O retorno das escolas ao Anhembi, após mais de um ano de pausa devido à pandemia da Covid-19, foi marcado por desfiles com imagens de resistência, esperança e homenagens ao carnaval.

A Acadêmicos do Tucuruvi abriu a noite com uma ode ao carnaval e celebrou o samba como resistência em um enredo que lembrou das 14 escolas do Grupo Especial.

Colorado e Tom Maior encontraram nos livros a inspiração para os desfiles deste ano: do clássico “O Pequeno Príncipe” a obra de Carolina Maria de Jesus.

A Mancha Verde refletiu sobre a importância da água em um desfile “abençoado” e a Unidos de Vila Maria repensou a vida pós-pandemia em um desfile que pregou a união e solidariedade.

Já sob a luz do dia, a Acadêmicos do Tatuapé cantou a história do café no Brasil e a Dragões da Real encerrou a madrugada com uma homenagem ao mais paulistano dos sambistas: Adoniran Barbosa.

Neste sábado (23), a partir das 22h30, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde desfilam.

Veja como foram os desfiles da primeira noite:

Acadêmicos do Tucuruvi

A Acadêmicos do Tucuruvi abriu o primeiro dia de desfiles em São Paulo falando sobre o próprio carnaval, com o enredo “Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?”. A escola retornou ao Grupo Especial este ano, após ser desclassificada por falha técnica em 2019. Leia mais sobre o desfile da Tucuruvi.

Colorado do Brás

Segunda escola a desfilar, já na madrugada de sábado (23), a Colorado do Brás exaltou a escritora Carolina Maria de Jesus em um desfile contra o preconceito e com a presença de uma rainha trans.

Camila Prins estreou sua majestade à frente dos tamborins sob o enredo “Carolina – A Cinderela Negra do Canindé” que cantou a história da ex-catadora de papelão e autora do best seller “Quarto de despejo: diário de uma favelada” (1960). Leia mais sobre o desfile da Colorado.

Mancha Verde

A Mancha Verde entrou na avenida com sete minutos de atraso após parte de uma das suas alegorias do carro abre-alas se quebrar mas conseguiu se recuperar e encerrou o desfile com 64 minutos. Com o enredo “Planeta Água”, a Mancha refletiu sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões. Leia mais sobre o desfile da Mancha.

Tom Maior

A Tom Maior foi a quarta escola do grupo especial a entrar na passarela do Anhembi com o enredo “O Pequeno Príncipe no Sertão” – uma adaptação para cordel de “O Pequeno Príncipe”, clássico da literatura francesa escrito por Antoine Saint-Exupéry. Quem roubou a cena foi o passista-mirim Matheus Oliveira, de 6 anos. Um vazamento de óleo na avenida atrasou em quase uma hora o desfile da escola seguinte. Leia mais sobre o desfile da Tom Maior.

Unidos de Vila Maria

A Unidos de Vila Maria foi a quinta escola a desfilar. Apesar de um susto inicial, com uma aparente falha no carro abre-alas, a escola iniciou o desfile dentro do tempo e levou para a avenida o enredo “O mundo precisa de cada um de nós”. Um canto de amor, fé e fraternidade que repensou a vida pós-pandemia e promoveu uma reflexão sobre a solidariedade diante das incertezas e desafios da humanidade ao longo da história. Leia mais sobre o desfile da Vila Maria.

Acadêmicos do Tatuapé

Penúltima escola a desfilar no primeiro dia de carnaval, a Acadêmicos do Tatuapé cantou a história e a importância do café para o Brasil através da simbologia do Preto-Velho. O samba “Preto Velho conta a saga do café num canto de fé” é assinado por 22 compositores. O enredo abordou a chegada das primeiras sementes de café a Belém do Pará até a migração para o Rio de Janeiro, onde se espalhou pelo país e foi chamado de “ouro negro” nas fazendas cafeeiras de Minas Gerais. Leia mais sobre o desfile da Tatuapé. Leia mais sobre o desfile da Tatuapé.

Dragões da Real

A Dragões da Real fechou o primeiro dia de desfiles das escolas do grupo especial no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. A escola, que entrou na avenida já com o dia claro neste sábado (23), fez homenagem ao cantor e compositor Adoniran Barbosa (1912-1982). Este ano marcou o retorno do carnavalesco Jorge Silveira à Dragões da Real. Ele esteve na escola entre 2015 e 2017, ano em que conseguiram o vice-campeonato – o melhor resultado já obtido pela Dragões da Real. Leia mais sobre o desfile da Dragões.

Fonte: g1 São Paulo Carnaval 2022

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Carnaval de Rio Claro terá escolas de samba, blocos de rua e matinês

Rio Claro preparou muitas atrações para quem gosta de carnaval. O Carnaval de Rio Claro tem opções de divertimento para...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Golpe milionário: DIG bloqueia imóvel, veículos e contas de investigado por...

Ex-funcionário é apontado como responsável por esquema sofisticado de estelionato e lavagem de dinheiro contra empresa privada do município A Polícia Civil do Estado de...

Operação Ágora: Polícia Civil desarticula núcleo do PCC com atuação em...

Ação da DISE, com apoio da inteligência da Polícia Civil e da DIG, cumpriu mandados de prisão e busca em Rio Claro e Piracicaba. A...

ROCAM prende casal por tráfico de drogas em Rio Claro

Ação da Força Tática resultou na apreensão de entorpecentes e celulares; dupla foi autuada por tráfico e associação para o tráfico Na tarde de sexta-feira...
Anuncie aqui

Polícia Militar e GAECO deflagram Operação Keravnos contra organizações criminosas no...

Ação conjunta cumpre 25 mandados de busca e apreensão em cidades da região do CPI-9 e mira grupos ligados a crimes ultraviolentos. A Polícia Militar...

DIG de Rio Claro conclui investigação de homicídio e Justiça decreta...

Crime ocorrido no Jardim Novo teria relação com disputa entre facções; um suspeito está preso e outro segue foragido A Delegacia de Investigações Gerais (DIG)...
Anuncie aqui