Anuncie aqui
Anuncie aqui

Tucuruvi, Vila Maria e Colorado do Brás são destaques do 1º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo

Mancha Verde, Tom Maior, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real também passaram pelo Anhembi. Desfiles foram marcados por imagens de resistência, esperança e homenagens ao carnaval.

Tucuruvi, Vila Maria e Colorado do Brás foram os destaques do primeiro dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, que terminou na madrugada desse sábado (23).

Anuncie aqui

O retorno das escolas ao Anhembi, após mais de um ano de pausa devido à pandemia da Covid-19, foi marcado por desfiles com imagens de resistência, esperança e homenagens ao carnaval.

A Acadêmicos do Tucuruvi abriu a noite com uma ode ao carnaval e celebrou o samba como resistência em um enredo que lembrou das 14 escolas do Grupo Especial.

Colorado e Tom Maior encontraram nos livros a inspiração para os desfiles deste ano: do clássico “O Pequeno Príncipe” a obra de Carolina Maria de Jesus.

A Mancha Verde refletiu sobre a importância da água em um desfile “abençoado” e a Unidos de Vila Maria repensou a vida pós-pandemia em um desfile que pregou a união e solidariedade.

Já sob a luz do dia, a Acadêmicos do Tatuapé cantou a história do café no Brasil e a Dragões da Real encerrou a madrugada com uma homenagem ao mais paulistano dos sambistas: Adoniran Barbosa.

Neste sábado (23), a partir das 22h30, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde desfilam.

Veja como foram os desfiles da primeira noite:

Acadêmicos do Tucuruvi

A Acadêmicos do Tucuruvi abriu o primeiro dia de desfiles em São Paulo falando sobre o próprio carnaval, com o enredo “Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?”. A escola retornou ao Grupo Especial este ano, após ser desclassificada por falha técnica em 2019. Leia mais sobre o desfile da Tucuruvi.

Colorado do Brás

Segunda escola a desfilar, já na madrugada de sábado (23), a Colorado do Brás exaltou a escritora Carolina Maria de Jesus em um desfile contra o preconceito e com a presença de uma rainha trans.

Camila Prins estreou sua majestade à frente dos tamborins sob o enredo “Carolina – A Cinderela Negra do Canindé” que cantou a história da ex-catadora de papelão e autora do best seller “Quarto de despejo: diário de uma favelada” (1960). Leia mais sobre o desfile da Colorado.

Mancha Verde

A Mancha Verde entrou na avenida com sete minutos de atraso após parte de uma das suas alegorias do carro abre-alas se quebrar mas conseguiu se recuperar e encerrou o desfile com 64 minutos. Com o enredo “Planeta Água”, a Mancha refletiu sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões. Leia mais sobre o desfile da Mancha.

Tom Maior

A Tom Maior foi a quarta escola do grupo especial a entrar na passarela do Anhembi com o enredo “O Pequeno Príncipe no Sertão” – uma adaptação para cordel de “O Pequeno Príncipe”, clássico da literatura francesa escrito por Antoine Saint-Exupéry. Quem roubou a cena foi o passista-mirim Matheus Oliveira, de 6 anos. Um vazamento de óleo na avenida atrasou em quase uma hora o desfile da escola seguinte. Leia mais sobre o desfile da Tom Maior.

Unidos de Vila Maria

A Unidos de Vila Maria foi a quinta escola a desfilar. Apesar de um susto inicial, com uma aparente falha no carro abre-alas, a escola iniciou o desfile dentro do tempo e levou para a avenida o enredo “O mundo precisa de cada um de nós”. Um canto de amor, fé e fraternidade que repensou a vida pós-pandemia e promoveu uma reflexão sobre a solidariedade diante das incertezas e desafios da humanidade ao longo da história. Leia mais sobre o desfile da Vila Maria.

Acadêmicos do Tatuapé

Penúltima escola a desfilar no primeiro dia de carnaval, a Acadêmicos do Tatuapé cantou a história e a importância do café para o Brasil através da simbologia do Preto-Velho. O samba “Preto Velho conta a saga do café num canto de fé” é assinado por 22 compositores. O enredo abordou a chegada das primeiras sementes de café a Belém do Pará até a migração para o Rio de Janeiro, onde se espalhou pelo país e foi chamado de “ouro negro” nas fazendas cafeeiras de Minas Gerais. Leia mais sobre o desfile da Tatuapé. Leia mais sobre o desfile da Tatuapé.

Dragões da Real

A Dragões da Real fechou o primeiro dia de desfiles das escolas do grupo especial no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. A escola, que entrou na avenida já com o dia claro neste sábado (23), fez homenagem ao cantor e compositor Adoniran Barbosa (1912-1982). Este ano marcou o retorno do carnavalesco Jorge Silveira à Dragões da Real. Ele esteve na escola entre 2015 e 2017, ano em que conseguiram o vice-campeonato – o melhor resultado já obtido pela Dragões da Real. Leia mais sobre o desfile da Dragões.

Fonte: g1 São Paulo Carnaval 2022

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

 Equipe de Rio Claro Lúcia Borges Domina 13ª Copa de Natação Master em Limeira

  Equipe de Natação Master arrasa no circuito UNAMI, batendo recordes e solidificando laços de família.   Na onda azul e vibrante...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...
Anuncie aqui

Comunidade Ciclística Presta Homenagem a Kelly Stefani de Oliveira Alves, Vítima...

Grupo "Patroas na Trilha" e Amantes do Ciclismo Reúnem-se para Recordar a Vida e o Legado de Kelly em Comovente Homenagem Póstuma. A comoção e...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui