Prédio foi reformado e ampliado e, assim que o governo federal liberar, atenderá em horário estendido.
A unidade de saúde da família (USF) do bairro Mãe Preta, em Rio Claro, foi reaberta à comunidade na segunda-feira (1º). O prédio passou por reforma e ampliação para comportar mais uma equipe de atendimento e especialidades médicas de pediatria e ginecologia. “Mais importante que a obra é o carinho e dedicação com que os colaboradores acolhem aqueles que buscam atendimento”, destacou o prefeito João Teixeira Junior. “O que nos motiva e faz com que estejamos aqui é a vontade de construir e a certeza de que iremos fazer a diferença e cuidar de quem mais precisa”, acrescentou o prefeito Juninho.
“Neste momento em que predominam as notícias preocupantes da pandemia, essa boa notícia representa um alento”, observou Maurício Monteiro, secretário de Saúde. “Estamos praticamente dobrando a estrutura de atendimento, oferecendo serviços com maior qualidade e mais agilidade à população, e consequentemente desonerando as unidades de pronto atendimento”, informou Maurício.
As adequações na unidade são resultado de parceria com o Claretiano – Centro Universitário. “É uma alegria e satisfação contribuir com a cidade para um melhor atendimento na área da saúde, principalmente neste momento em que isto se faz ainda mais necessário”, ressaltou o irmão Hely Vaz Diniz, vice-reitor do Claretiano, levando sua bênção a todos que vierem a utilizar o equipamento de saúde.
“Há dois anos a unidade foi inaugurada e hoje já recebe novas melhorias, o que aponta responsabilidade da administração com o dinheiro público e vontade de realizar e ofertar à comunidade atendimento de qualidade para recompensar o que a população paga em impostos”, frisou o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal.
Para os funcionários da USF as melhorias representam ganho importante nas condições de trabalho. “Todos saem ganhando com esta melhor estrutura: a gente que tem um lugar melhor para trabalhar e a comunidade que terá menor tempo de espera para os agendamentos”, agradeceu Maria Angela da Cunha Rodrigues, funcionária da unidade.
A USF atenderá ao todo 12 mil pessoas, três mil a mais do que antes eram cadastradas. Assim que for liberado pelo governo federal, a unidade será uma das que funcionarão em horário estendido, até as 19 horas.
Na reforma, a unidade ganhou seis consultórios médicos, novas salas, mais um consultório odontológico e áreas para uso dos colaboradores. Essa é a segunda unidade de saúde da família que retoma o atendimento depois de reformada. Na quarta-feira (27) a unidade do Bonsucesso foi entregue reformada e ampliada à comunidade. Também estão sendo reformadas as unidades do Jardim Novo I e Jardim Terra Nova. O investimento total é de cerca de R$ 2 milhões, custeados pelo Claretiano – Centro Universitário que utiliza as unidades para estágio dos alunos do curso de medicina.
Também acompanharam a reabertura da unidade os vereadores Julinho Lopes e Adriano La Torre; o secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; José Domingos de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Jair Verginio Junior, diretor de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal, e coordenador do curso de medicina do Claretiano; e representantes da construtora Doimo, que executou a obra.