Vacinação será realizada já no plantão deste sábado nas unidades de saúde do Vila Cristina, Cervezão e Avenida 29.
As pessoas a partir de 12 anos com doenças crônicas devem tomar a dose de vacina bivalente contra a Covid. O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo para o reforço com bivalente, que é uma versão atualizada da vacina contra a Covid e pode oferecer proteção ainda maior contra as variantes da Ômicron.
Em Rio Claro, no plantão de vacinação deste sábado (1°) as doses já serão aplicadas neste público.
“Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada”, observa Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização da Fundação Municipal Saúde.
Neste sábado haverá vacinação das 8 às 15 horas nas unidades de saúde da Avenida 29, Cervezão e Vila Cristina.
Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.
Comorbidades
Diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofia musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções
esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica.