Um forte vendaval atingiu Rio Claro (SP), Araraquara (SP), São Carlos (SP), e outras cidades da região nesta tarde de sábado (24). A ventania levantou poeira e deixou o céu avermelhado.
De acordo com o Climatempo, as fortes rajadas de vento chegaram até 80 km/h na região.
O fenômeno é conhecido como “poeira soprada”, em que as fortes rajadas promovem a suspensão de material particulado como poeira e area da superfície.
Queda de energia e falta de água
Devido a ventania, cidades da região tiveram oscilação de energia elétrica. Segundo a CPFL Paulista, as queimadas e os ventos fortes impactaram a rede causando oscilações (piscas) e interrupções de energia, em São Carlos, Araraquara, Brotas (SP), Ibaté(SP), Descalvado (SP), Américo Brasiliense (SP), Boa Esperança do Sul (SP), Dourado (SP), Santa Lúcia (SP) e Gavião Peixoto (SP).
A CPFL informou que a previsão dos reparos para restabelecer o fornecimento de energia deve acontecer até o final do dia.
A situação mais complicada é em Santa Lúcia que está sem energia em toda a cidade após uma grande queimada com queda de postes e árvores.
Já em São Carlos, falta água em diversos bairros. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAA) o desabastecimento se deve ao excesso de uso por conta da alta temperatura e também em função das sucessivas queimadas.
A capacidade dos reservatórios, que já era baixa, está ao redor de 30%. A orientação do SAAE é para que a população faça uso consciente e racional da água neste momento em que as queimadas afetam a cidade e pelo menos 30 cidades paulistas.
O governo do estado de SP criou um ‘gabinete de crise’ para monitorar a situação no interior paulista.
Fonte: g1 São Carlos/Ararquara