O vereador Julinho Lopes (Progressistas) visitou as obras da segunda etapa do novo campus Rio Claro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no bairro Santana. A construção está sendo realizada em uma área onde funcionavam parte da antiga Unesp e a Horta Comunitária da União de Amigos de Rio Claro (UDAM), anteriormente ocupada por moradores em situação de rua.
Segundo o vereador, o novo espaço representa um avanço importante para a cidade. “Essa obra é fruto de muito apoio: do reitor Silmário Batista dos Santos, do deputado federal Mauricio Néves e de toda a comunidade. É educação pública gratuita para a nossa população”, destacou Julinho.
Com previsão de conclusão para 2025, o novo campus contará com infraestrutura moderna, incluindo 26 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca, miniauditório, quadra poliesportiva, refeitório e estacionamento.
A expectativa é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2026, com a oferta de cursos nas áreas de Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Técnico em Química, Engenharia e Licenciatura em Química, além de Engenharia de Materiais.
—