Anuncie aqui
Anuncie aqui

Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta em Piracicaba

Transmissão comunitária é aquela em que não é possível rastrear a origem da infecção e indica que o vírus circula entre as pessoas, independentemente de terem tido contato com gente de outros locais.

A Vigilância em Saúde de Piracicaba (SP) confirmou a transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19 na cidade. Essa transmissão é aquela em que não é possível rastrear a origem da infecção e indica que o vírus circula entre as pessoas, independentemente de terem tido contato com gente de outros locais.

Anuncie aqui

Estudos apontam que a variante é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de afetar o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.

Segundo o governo estadual, a identificação ocorre via sequenciamento genético. A forma de enfrentamento à nova mutação é manter os protocolos de segurança e acelerar cada vez mais a vacinação.

De acordo com Moisés Taglieta, coordenador da Vigilância em Saúde, dos primeiros seis casos da variante no município, confirmados no fim de agosto, apenas um foi possível rastrear a origem, ou seja, que não era transmissão local.

“Cinco deles já era transmissão local, transmissão comunitária. Quer dizer que ela já estava circulando há um tempo aqui”, explicou.

Segundo ele, atualmente são 16 casos confirmados para Delta, mas é possível que haja outros que não tiveram a amostra testada para a variante.

Piracicaba foi a primeira cidade do estado a confirmar morte pela variante Delta. A vítima foi uma mulher de 74 anos, com comorbidade, já vacinada com duas doses do imunizante Coronavac/Butantan.

Atualmente o Instituto Butantan realiza o projeto “Lab Móvel” na cidade, que tem o intuito de mapear as variantes que circulam. Segundo Taglieta, a ação deve trazer mais certeza no cenário epidemiológico do município.

Nova onda

Apesar de ter a Delta circulando com transmissão local, não necessariamente o cenário da pandemia tende a piorar na cidade, com uma nova onda. Segundo Taglieta, por enquanto os índices continuam reduzindo, como tem sido a tendência dos últimos dois meses.

“Na minha avaliação, se você já tem essa variante circulando e mesmo assim a gente teve uma grande redução na transmissibilidade, o que tem mostrado pra gente na prática é que a vacina tem combatido também essa variante. Porque mesmo com a identificação da Delta na nossa população a taxa de transmissão continua caindo.”
De acordo com Moisés, a transmissibilidade da doença na cidade caiu 50%. Na pior fase da pandemia, uma pessoa doente transmitia para outras 20. Atualmente transmite para 9.

“Isso é um grande reflexo da vacina. Porque tem 60% da população completamente vacinada, 80% da população com a primeira. A gente tá chegando próximo do que a gente queria com a nossa imunização de rebanho.”

VACINÔMETRO: Veja quantas pessoas foram vacinadas nas cidades em Rio Claro

Além de não aumentar o número de casos confirmados da doença por enquanto, a Delta também não está apresentando um aumento de casos graves, como já esperado, explicou Taglieta.

“Claramente ela diminui muito a taxa de transmissão. Diminuindo a taxa de transmissão você tem menor número de casos e, consequentemente, você tem menos casos graves e menos óbitos.”

Delta na região

Além dos casos da Delta em Piracicaba, outras cidades da região também já começaram a mapear a variante. Em Limeira foram duas confirmações, em Cordeirópolis foram sete casos e em Iracemápolis dois.

Fonte: G1 Piracicaba e Região

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Equipe de Bike da Guarda Civil atende acidente de trânsito com vítima no Centro de Rio Claro

Colisão entre motoneta e SUV no Centro resulta em vítima conduzida à UPA; Guarda Civil e bombeiros atuaram no...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

47ª Festa das Nações transforma Rio Claro em palco de sabores...

Evento no Parque do Lago Azul segue até domingo com gastronomia internacional, música e atrações culturais para toda a família. Começou nesta quinta-feira (12), às...

Tradicional Quermesse de Santa Cruz anima Rio Claro com música e...

A festa em louvor à Santa Cruz acontece em todos os finais de semana de setembro, com comidas típicas, música ao vivo e muita...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Samuca Revela Tema do Carnaval 2025 com Grandes Atrações e Novidades...

Escola de Samba Samuca realiza evento neste sábado para divulgar o enredo do próximo desfile e apresenta o Camarote Brahma Express, com muita música...
Anuncie aqui