Anuncie aqui
Anuncie aqui

Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta em Piracicaba

Transmissão comunitária é aquela em que não é possível rastrear a origem da infecção e indica que o vírus circula entre as pessoas, independentemente de terem tido contato com gente de outros locais.

A Vigilância em Saúde de Piracicaba (SP) confirmou a transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19 na cidade. Essa transmissão é aquela em que não é possível rastrear a origem da infecção e indica que o vírus circula entre as pessoas, independentemente de terem tido contato com gente de outros locais.

Anuncie aqui

Estudos apontam que a variante é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de afetar o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.

Segundo o governo estadual, a identificação ocorre via sequenciamento genético. A forma de enfrentamento à nova mutação é manter os protocolos de segurança e acelerar cada vez mais a vacinação.

De acordo com Moisés Taglieta, coordenador da Vigilância em Saúde, dos primeiros seis casos da variante no município, confirmados no fim de agosto, apenas um foi possível rastrear a origem, ou seja, que não era transmissão local.

“Cinco deles já era transmissão local, transmissão comunitária. Quer dizer que ela já estava circulando há um tempo aqui”, explicou.

Segundo ele, atualmente são 16 casos confirmados para Delta, mas é possível que haja outros que não tiveram a amostra testada para a variante.

Piracicaba foi a primeira cidade do estado a confirmar morte pela variante Delta. A vítima foi uma mulher de 74 anos, com comorbidade, já vacinada com duas doses do imunizante Coronavac/Butantan.

Atualmente o Instituto Butantan realiza o projeto “Lab Móvel” na cidade, que tem o intuito de mapear as variantes que circulam. Segundo Taglieta, a ação deve trazer mais certeza no cenário epidemiológico do município.

Nova onda

Apesar de ter a Delta circulando com transmissão local, não necessariamente o cenário da pandemia tende a piorar na cidade, com uma nova onda. Segundo Taglieta, por enquanto os índices continuam reduzindo, como tem sido a tendência dos últimos dois meses.

“Na minha avaliação, se você já tem essa variante circulando e mesmo assim a gente teve uma grande redução na transmissibilidade, o que tem mostrado pra gente na prática é que a vacina tem combatido também essa variante. Porque mesmo com a identificação da Delta na nossa população a taxa de transmissão continua caindo.”
De acordo com Moisés, a transmissibilidade da doença na cidade caiu 50%. Na pior fase da pandemia, uma pessoa doente transmitia para outras 20. Atualmente transmite para 9.

“Isso é um grande reflexo da vacina. Porque tem 60% da população completamente vacinada, 80% da população com a primeira. A gente tá chegando próximo do que a gente queria com a nossa imunização de rebanho.”

VACINÔMETRO: Veja quantas pessoas foram vacinadas nas cidades em Rio Claro

Além de não aumentar o número de casos confirmados da doença por enquanto, a Delta também não está apresentando um aumento de casos graves, como já esperado, explicou Taglieta.

“Claramente ela diminui muito a taxa de transmissão. Diminuindo a taxa de transmissão você tem menor número de casos e, consequentemente, você tem menos casos graves e menos óbitos.”

Delta na região

Além dos casos da Delta em Piracicaba, outras cidades da região também já começaram a mapear a variante. Em Limeira foram duas confirmações, em Cordeirópolis foram sete casos e em Iracemápolis dois.

Fonte: G1 Piracicaba e Região

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Empreendedoras estarão 6ª-feira na Acirc vendendo seus produtos

Elas participaram de atividades no sábado e domingo. As expositoras do grupo Empreendedoras em Ação têm presença marcada na próxima...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Chá Beneficente encanta convidados e reforça a força da solidariedade

Realizado no Buffet Ideal, o evento promovido pela Rede Rioclarense “Carmem Prudente” e Clube do Siri reuniu charme, boas energias e uma causa nobre...

Procurado pela Justiça é capturado pela Polícia Militar em Rio Claro

Ação rápida da PM no bairro Mãe Preta resulta na prisão de homem com mandado judicial em aberto Na noite de quarta-feira (5), a Polícia...
Anuncie aqui

Polícia Militar prende traficante com grande quantidade de drogas em Rio...

Denúncia anônima levou os policiais até uma residência no bairro Boa Vista, onde foram apreendidos centenas de eppendorfs de cocaína e porções de maconha. Na...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...
Anuncie aqui