Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com pior qualidade do ar do Estado de SP, Santa Gertrudes paralisa parte de produção ceramista e escolas mudam rotina

Na terça-feira (3), foi a única com a classificação considerada ‘péssima’. Nesta quarta (4), situação passou para ‘muito ruim’.

Santa Gertrudes (SP) é a cidade com a pior qualidade do ar no Estado de São Paulo nas últimas 24 horas. Na terça-feira (3), foi a única com a classificação considerada “péssima” pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cesteb).

Anuncie aqui

Nesta quarta-feira (4), está dentro da classificação, caindo para “muito ruim”. As indústrias do polo ceramista tiveram que parar parte da produção e as escolas estão adaptando a rotina dos alunos.

O município tem o título de maior polo ceramista das américas. A extração, transporte e manuseio da argila, principal matéria prima, podem contribuir para a baixa qualidade do ar.

A cidade tem duas estações da Cetesb que analisam quais partículas estão no ar, como fuligem, queimada, poeira e escapamento de carros.

 

Atividade ceramista tem paralisação com qualidade do ar ruim em Santa Gertrudes — Foto: Reprodução/EPTV

Quando o resultado é considerado ‘ruim’, algumas etapas do processo de produção ceramista são paralisadas.

Dependendo da qualidade do ar, no primeiro dia são suspensas algumas ações como a argila seca. Se a situação continua no terceiro dia, todas as atividades são suspensas por segurança.

“Desde domingo, 2 de setembro, todas as atividades de mineração, secagem de argila e transporte de argila estão totalmente paralisadas. O setor cerâmico entende que ele é parte do problema, mas não é 100% da solução. Precisamos obrigatoriamente do engajamento de outras atividades industriais, que seja concorrentes, que contribuem com a piora da qualidade do ar, que se envolvam nessa discussão para ajudar na melhoria da qualidade do ar na nossa região”, disse o diretor relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), Luís Fernando Quilici.

Escolas se adaptam

Quem vive na cidade precisa se adaptar e a rotina nas escolas já foi alterada. “Nós ofertamos garrafinhas de água, temos uma preocupação com as atividades de educação física para que não seja tão drásticas, para que não coloquem eles num calor mais intenso. Então a gente tem que oferecer outras possibilidades”, destacou a diretora de escola Amanda Domingos Martins.

Fonte: g1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

ETA 1 será desligada na quinta-feira para limpeza

Serviços serão realizados das 22h de quinta-feira às 4h de sexta-feira. Para realizar a limpeza do canal de água, o...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Solidariedade e União Marcam a Primeira Festiva de Natal do Clube...

Com um ano de atividades, o Clube Rio Claro Sul inova com o "Amigo Secreto Solidário" e leva alegria aos idosos do Lar...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra o Dia de...

Evento celebrou conquistas, homenageou parceiros e promoveu reflexão com palestra sobre saúde.   Na noite da quinta-feira, dia 28 de novembro, o Rotary Club de Rio...
Anuncie aqui

Natal de Solidariedade: Clube Rio Claro Sul Leva Alegria aos Idosos...

Ação emocionante reúne presentes, música e carinho em um gesto que reforça o espírito natalino e o compromisso com a comunidade. No último dia 17...

Solidariedade em Ação: Voluntários Transformam Vidas com Doações para o GACC

Advogadas Jane Dantas e Thais Casado Cataldi coordenam o 12º Café da Manhã Solidário, mobilizando doações para crianças e famílias atendidas pelo GACC e...
Anuncie aqui