Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com pior qualidade do ar do Estado de SP, Santa Gertrudes paralisa parte de produção ceramista e escolas mudam rotina

Na terça-feira (3), foi a única com a classificação considerada ‘péssima’. Nesta quarta (4), situação passou para ‘muito ruim’.

Santa Gertrudes (SP) é a cidade com a pior qualidade do ar no Estado de São Paulo nas últimas 24 horas. Na terça-feira (3), foi a única com a classificação considerada “péssima” pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cesteb).

Anuncie aqui

Nesta quarta-feira (4), está dentro da classificação, caindo para “muito ruim”. As indústrias do polo ceramista tiveram que parar parte da produção e as escolas estão adaptando a rotina dos alunos.

O município tem o título de maior polo ceramista das américas. A extração, transporte e manuseio da argila, principal matéria prima, podem contribuir para a baixa qualidade do ar.

A cidade tem duas estações da Cetesb que analisam quais partículas estão no ar, como fuligem, queimada, poeira e escapamento de carros.

 

Atividade ceramista tem paralisação com qualidade do ar ruim em Santa Gertrudes — Foto: Reprodução/EPTV

Quando o resultado é considerado ‘ruim’, algumas etapas do processo de produção ceramista são paralisadas.

Dependendo da qualidade do ar, no primeiro dia são suspensas algumas ações como a argila seca. Se a situação continua no terceiro dia, todas as atividades são suspensas por segurança.

“Desde domingo, 2 de setembro, todas as atividades de mineração, secagem de argila e transporte de argila estão totalmente paralisadas. O setor cerâmico entende que ele é parte do problema, mas não é 100% da solução. Precisamos obrigatoriamente do engajamento de outras atividades industriais, que seja concorrentes, que contribuem com a piora da qualidade do ar, que se envolvam nessa discussão para ajudar na melhoria da qualidade do ar na nossa região”, disse o diretor relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), Luís Fernando Quilici.

Escolas se adaptam

Quem vive na cidade precisa se adaptar e a rotina nas escolas já foi alterada. “Nós ofertamos garrafinhas de água, temos uma preocupação com as atividades de educação física para que não seja tão drásticas, para que não coloquem eles num calor mais intenso. Então a gente tem que oferecer outras possibilidades”, destacou a diretora de escola Amanda Domingos Martins.

Fonte: g1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Quem é o novo Papa?

Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco. ...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Força Tática prende procurado por tráfico no bairro Cervezão em Rio...

Homem com mandado de prisão em aberto foi localizado na noite de quinta-feira (1º); após abordagem, ele foi encaminhado ao Plantão Policial e permaneceu...

Jovem de 20 anos morre 70 dias após sofrer mal súbito...

Esdras Samuel Moreira estava internado na Santa Casa desde o dia 21 de fevereiro. Um jovem de 20 anos morreu, nesta sexta-feira (2), 70 dias...

Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino completam quartas de final

Por outro lado, Água Santa e Inter de Limeira foram rebaixados neste domingo (23) após a última rodada da fase de grupos A primeira fase...
Anuncie aqui

Jogador que mais atuou pelo Velo Clube, Rafael Ribeiro enaltece campanha...

De volta à elite após quase 50 anos, o Velo Clube fez história nesta edição do Campeonato Paulista. Além de garantir a permanência na...

Um dos melhores laterais do Paulistão, Yuri Ferraz vibra com campanha...

Faltam palavras para descrever a campanha do Velo Clube no Paulistão até para aqueles que viveram intensamente. O time simplesmente estava fora da elite...
Anuncie aqui