Anuncie aqui
Anuncie aqui

Academia de Letras realiza lançamento duplo no dia 26

Linha Fina: Os livros “Amor Pálido”, de Lucas Plancke, e “Escute o Silêncio”, de Jonathan Clóvis dos Santos marcam primeiro grande ato da Academia de Letras Rio-clarense.

O lançamento dos livros “Amor Pálido”, de Lucas Plancke, e “Escute o Silêncio”, de Jonathan Clóvis dos Santos, marca o primeiro grande ato da Academia de Letras Rio-Clarense (Alerc-SP). O evento acontece no dia 26 de outubro, a partir de 18 horas, no Gabinete de Leitura, localizado na Avenida 4 nº 427, entre as Ruas 5 e 6, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é gratuita.

Anuncie aqui

O ato contará com uma noite de autógrafos com os escritores, sarau com poesias interpretadas pelos integrantes do grupo Sociedade Vozes Literárias e é também aberto a apresentações de outros poetas. Os convidados serão recepcionados com coquetel e apresentações musicais do coral Magnum Cantorum e dos músicos Sidnei, ao saxofone, acompanhado por Gustavo e Millo Ribeiro ao violão.

Durante o evento, os livros “Amor Pálido”, de Lucas Plancke, e “Escute o Silêncio”, de Jonathan Clóvis dos Santos, podem ser adquiridos por R$ 20 e R$ 30, respectivamente. Após o evento os livros podem ser adquiridos diretamente com a Academia de Letras Rio-clarense e os pedidos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] .

POESIA EM DOBRO

A obra “Amor Pálido”, de Lucas Plancke, reúne 85 poemas que tratam sobre as nuances do amor e seus diferentes desdobramentos, como orgulho, inseguranças, negação, entre outros sentimentos. Plancke começou a escrever aos sete anos. Interessado por temáticas variadas, trabalha com dilemas pessoais, personagens do cotidiano, amor e desigualdade social. Ele é membro do grupo Sociedade Vozes Literárias e fundador da Academia de Letras Rio-Clarense. É autor dos livros “Uivo Cerol” (2016), “Marmóreo” (2018) e “O Cão que comeu a sua própria carne para não morrer de fome” (2021).

Já o livro “Escute o Silêncio”, de Jonathan Clóvis dos Santos, reúne mais de 150 poemas, que ele dedica a três musas de sua vida, em capítulos distintos, abordando temas românticos, filosóficos e autorreflexões. Esta é a primeira obra do autor que estreia depois de uma produção literária de mais de 10 anos. Além de amante das artes, filosofia e literatura, Santos é membro fundador da Academia Rio-Clarense de Letras.

Os livros, publicados pela Academia, foram editados pela jornalista e presidente da Alerc-SP, Nilce Franco Bueno

A ACADEMIA

A Academia de Letras Rio-Clarense (Alerc-SP) é uma instituição recém-formada que congrega diversos nomes da atividade literária da cidade com o intuito de promover a cultura na cidade no segmento da literatura, por meio de produção de livros, saraus e oficinas, por exemplo. Ao mesmo tempo, ela resgata e celebra os escritores da cidade, do passado e do presente, imortalizando suas obras e contribuições para a cultura local.

O primeiro passo para a formação da instituição foi dado em 7 de maio de 2024. Como forma de comemorar a revitalização do Gabinete de Leitura, foi dada a largada para a construção deste grande sonho dos escritores rio-clarenses: a criação de uma academia de letras para os autores da cidade.

No evento, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, mais de 60 escritores e outros envolvidos da área cultural estiveram presentes para conhecer o resultado das obras no espaço e fortalecer a literatura do município. Em agosto de 2024, a Alerc-SP, ainda em formação, foi contemplada com a Lei Aldir Blanc de apoio à cultura. O aporte obtido veio em boa hora para a legalização da instituição, propiciando o lançamento de cinco obras dos acadêmicos a ela vinculados, além de oficinas e de um concurso de contos natalinos.

Para Lucas Kainan Adler Plancke, um dos primeiros autores a serem lançados pela Alerc-SP, mostrar o seu trabalho para o mundo é uma realização pessoal e também profissional. “É verdadeiramente uma honra poder lançar o meu livro por meio da Alerc-SP, pois assim eu posso mostrar a minha forma de me expressar, de mostrar a minha arte e essência, e quem sabe com isso alguma pessoa pode se identificar com as minhas palavras. Sempre tive o sonho de ganhar a vida fazendo o que eu mais gosto, que é escrever e, assim, tenho orgulho por ser um dos primeiros a ter um livro lançado pela Academia. Eu me sinto bastante privilegiado também, pois sei que a Alerc-SP é uma um marco histórico para nossa querida Rio Claro, um acontecimento inédito em toda a sua existência. Fico muito feliz por poder fazer parte dessa conquista”, relata.

Para Jonathan Santos, que também lança sua obra no primeiro evento da Alerc-SP, a possibilidade de fazer parte desse movimento e tornar pública a sua obra é bastante gratificante. “Este é um canal mais do que necessário porque a arte e literatura, hoje em dia, se tornaram uma forma de resistência contra a ignorância. E enquanto aprendo, posso me desenvolver como escritor, poeta e ser humano. Além disso, todo livro traz junto de si o peso do mundo e suas experiências, são registros eternos de nossa passagem por essa terra; e devido à escrita, na totalidade, evoluímos tanto em tão pouco tempo. Eu, sendo uma milésima parte do infinito do homem, acredito que posso me somar à Alma do Mundo, mostrando pensamentos e sentimentos contemporâneos que sempre farão parte das questões mais intrínsecas da natureza humana”, enfatiza.

De acordo com a presidente da instituição, Nilce Franco Bueno, o lançamento de livros físicos é um incentivo importante aos novos nomes da literatura da cidade. “Nós temos uma plataforma dentro da academia que é voltada especialmente aos novos escritores e também para o incentivo a quem não escreve, e, para quem escreve, escrever melhor. A ideia desses lançamentos é incentivar os novos autores com a impressão de livros físicos, pois os e-books, por seu baixo custo, são mais fáceis de lançar. O difícil é você chegar a um patamar no qual você consiga lançar um livro físico. E o apoio da academia é justamente nesse sentido: o incentivar. Afinal, ninguém nasceu pronto, se não houver um incentivo, as pessoas podem não chegar até o seu objetivo final, que é ser um bom escritor”, afirma.

Para o futuro, a expectativa da Alerc-SP é de fortalecer a plataforma de lançamento de novas obras e incentivar os novos autores da cidade em todos os estilos literários. “Queremos fazer o lançamento e incentivar obras diversas e variadas, sejam elas poemas, textos, crônicas, contos, romances e poemas visuais, dentre outras artes. Para isso, em 2025 queremos conquistar um aporte maior de leis como a Aldir Blanc e, se possível, termos a possibilidade de abrir a nossa plataforma de publicação para pessoas que não frequentam a instituição, se os acadêmicos e o Conselho de Avaliação Editorial da Academia julgarem a ideia pertinente”, finaliza.

Serviço
Lançamento dos livros “Amor pálido” e “Escute o silêncio”, de Lucas Plancke e Jonathan Santos
Quando: 26 de outubro a partir de 18h
Onde: Gabinete de Leitura (Avenida 4, 427 – entre as ruas 5 e 6)
Entrada: Gratuita

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Rio Claro abre inscrições para palestras sobre biodiversidade

O agendamento deve ser feito por e-mail. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Claro está aceitando pedidos para...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Motociclista perde a vida ao colidir com caçamba em avenida movimentada...

Acidente ocorreu na tarde de sábado (17), na Avenida Visconde do Rio Claro; vítima, de 41 anos, morreu no local. GCM atendeu a ocorrência...

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e...

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG) atuou com apoio das polícias...

Coletiva de Imprensa Esclarece Detalhes do Assassinato de Motorista de Aplicativo...

Delegados afirmam que crime não foi premeditado contra a vítima e revelam motivação financeira dos autores. (Coletiva na íntegra no link ao final da...
Anuncie aqui

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE RIO CLARO ABRE VAGAS EM NOVO PROJETO DE...

Com metodologia inédita, novo projeto acontece na Casa da Cultura Paulo Rodrigues A Orquestra Filarmônica de Rio Claro abriu as inscrições para um novo projeto...

Palestra de Gustavo Segré lota o Grupo Ginástico e encanta público...

No último dia 24 de abril, o tradicional Grupo Ginástico Rioclarense foi palco de um evento que ficará na história de Rio Claro. Promovida...
Anuncie aqui