Rottweiler Kiara foi deixada no local sob alegação de agressividade, mas avaliação veterinária constatou que o animal é dócil. Caso foi registrado como crime de abandono.
Na tarde de terça-feira (4), por volta das 13h53, a Patrulha de Proteção Ambiental/Animal da Guarda Civil Municipal de Rio Claro foi acionada para atender a uma ocorrência no Departamento de Proteção Animal (DPA). No local, uma mulher abandonou sua cadela da raça Rottweiler, Kiara, alegando que o animal havia se tornado agressivo após a chegada de um novo cão à residência.
Segundo um assessor do DPA, a tutora havia adotado Kiara em 20 de julho de 2023 e foi informada de que a devolução do animal não seria permitida, pois além de prejudicial à instituição, compromete o bem-estar do próprio animal, que já havia criado vínculo com a família. Inconformada com a explicação, a mulher se exaltou e abandonou a cadela no local.
A equipe do DPA apresentou aos agentes da Guarda Civil fotos da cadela interagindo normalmente com o outro cão na residência, postadas pela própria tutora em redes sociais, o que contradiz sua versão de agressividade. Veterinários do departamento, ao realizarem os primeiros cuidados com Kiara, constataram que a cadela é dócil e não apresenta qualquer comportamento agressivo.
Diante dos fatos, os agentes registraram um boletim de ocorrência no Plantão Policial por crime de abandono de animal, conforme previsto na Lei 9.605/98. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
GuardaCivil, AbandonoDeAnimais, ProteçãoAnimal, RioClaro, Lei9605, DPA, CrimeAmbiental