Anuncie aqui
Anuncie aqui

Furto durante o beijo? Entenda ação de criminosos durante o Carnaval e veja dicas para se proteger

Golpes como ‘Boa noite, Cinderela’ e simulações de falsas brigas podem expor folião ao risco; veja orientações da Polícia Civil.

A Polícia Civil de São Paulo alertou foliões para golpes aplicados em bloquinhos de Carnaval, onde criminosos aproveitam a grande aglomeração de pessoas para tentar praticar furtos. A ação pode acontecer em questão de segundos: durante um beijo na boca, em um abraço empolgado, empurrões ou até brigas provocadas com o intuito de distrair a vítima.

Anuncie aqui

No chamado “golpe do beijo”, o golpista se aproxima da vítima e a beija (com ou sem consentimento). Com a ajuda de comparsas ou até sozinho, o criminoso se aproveita do momento para furtar pertences da vítima, como celular ou carteira de dentro de bolsos expostos.

“Fique sempre atento aos seus objetos, leve somente o mínimo necessário e mantenha tudo junto ao corpo”, informa a Polícia Civil em nota. “Você pode usar pequenas bolsas ou pochetes por baixo das vestimentas, preferencialmente na parte frontal de seu corpo, de forma que sempre perceba a presença dos itens.”

Há ainda os golpistas que forjam situações de confusão para distrair as vítimas. Um empurra-empurra ou uma simulação de briga, por exemplo. É uma forma de atrair a atenção de foliões para que comparsas possam entrar em ação furtando objetos pessoais.
A orientação das autoridades, nesses casos de “golpe da confusão”, é sempre se afastar de situações de tumulto ou desordem, protegendo seus pertences e sinalizando o ocorrido a um agente de segurança próximo.

Esse tipo de situação pode envolver também diretamente a vítima, no chamado “golpe do contato isolado”: dessa vez, o criminoso não cria uma confusão generalizada, mas sim uma situação isolada de contato físico com a vítima. Exemplos são esbarrões propositais, tropeços, apertões contra paredes ou outros foliões e até simulação de embriaguez para tocar na vítima. É neste momento que itens são subtraídos.

Mais uma vez a orientação da polícia nesses casos é tentar se afastar. “Mantenha seus objetos protegidos e, ao perceber contatos indesejados, afaste-se imediatamente e procure um agente de segurança”, informa a Polícia Civil.

“Boa noite, Cinderela”: golpe conhecido continua sendo risco

A Polícia Civil também alerta para outro golpe bastante comum: o do “Boa noite, Cinderela”, quando o criminoso insere alguma substância entorpecente ou incapacitante em bebidas ou alimentos da vítima sem que ela perceba.

Após ficar inconsciente, a vítima tem seus pertences subtraídos e pode até mesmo sofrer algum tipo de abuso ou violência física.

“Jamais aceite bebidas ou alimentos de estranhos. Não se distraia ao se alimentar. O uso de copos com tampas e orifício para canudo, bem como garrafas com tampinha, são boas opções. Procure adquirir bebidas e alimentos sempre em embalagens lacradas e em locais de procedência confiável”, informa a Polícia Civil.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e sete pessoas são presas após operação interestadual

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG)...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Após cair sobre mesa de vidro, homem fere irmão com caco...

Crime aconteceu no bairro Mãe Preta após briga familiar; agressor foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado por traição. Uma briga entre irmãos...

Coletiva de Imprensa Esclarece Detalhes do Assassinato de Motorista de Aplicativo...

Delegados afirmam que crime não foi premeditado contra a vítima e revelam motivação financeira dos autores. (Coletiva na íntegra no link ao final da...

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e...

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG) atuou com apoio das polícias...
Anuncie aqui

Um dos melhores laterais do Paulistão, Yuri Ferraz vibra com campanha...

Faltam palavras para descrever a campanha do Velo Clube no Paulistão até para aqueles que viveram intensamente. O time simplesmente estava fora da elite...

Motorista de aplicativo é executado em Rio Claro e seis suspeitos...

Raphael Diniz, de 38 anos, desapareceu durante corrida noturna; corpo foi achado em canavial e polícia trata o caso como latrocínio O corpo de Raphael...
Anuncie aqui