No sábado também haverá pré-conferência de Promoção da Igualdade Racial.
Rio Claro realiza nesta sexta-feira (16) e sábado (17) a segunda edição do Fórum de Saúde da População Negra de Rio Claro, que irá debater o Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação de política de saúde integral para a população negra. O evento será no auditório do Instituto de Biologia da Unesp.
Para participar, basta se inscrever pelo link https://goo.su/pYiNij, por meio do qual também é possível acessar a programação completa.
“O objetivo é ampliar o olhar sobre as desigualdades raciais e refletir sobre a relação que elas têm com a saúde da população negra”, observa Fabiana de Almeida Mota, que coordena o Comitê Técnico de Saúde da População Negra, da Fundação Municipal de Saúde, organizador do fórum. “A implantação do comitê no município favorece a criação destes espaços para conhecimento e reflexão em prol da saúde da população negra, o que é um avanço na área de saúde do município”, complementa.
O fórum começa no dia 16, uma sexta-feira, às 13 horas. A programação do primeiro dia inclui palestra com a socióloga Sarah Juliet de Figueiredo Silva, que falará sobre racismo estrutural nos serviços públicos e a relação com o adoecimento do negro. Haverá ainda debate e apresentação cultural.
No dia 17, segundo dia do fórum, as atividades começam às 8 horas. Saúde mental da população negra e racismo estrutural serão temas de palestras. A programação contará também com rodas de conversa e apresentação cultural. Em seguida, das 14 às 17 horas, será realizada a pré-conferência de Promoção da Igualdade Racial. A pré-conferência tem como objetivo debater as políticas de promoção da igualdade racial no município, levantando propostas para a quinta Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O Fórum tem apoio da Unesp, Núcleo negro da Unesp para pesquisa e extensão, Black June Produções, Espaço Cultural Tamoyo, Feira Afro de Artesanato, Assessoria Municipal de Direitos Raciais, Unegro – União de Negras e Negros pela Igualdade.