O município também encontrou 5 propostas para a etapa federal.
Mais de 300 pessoas participaram nos dias 11 e 12 de julho da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir e aprovar propostas de políticas públicas que serão propostas nas etapas estaduais e federais.
Na plenária final foram aprovadas cinco propostas que serão encaminhadas para o estado estadual e outras cinco para o federal.
A etapa estadual será em São Paulo em data marcada entre os meses de agosto a outubro e, a nacional, em Brasília, no mês de dezembro .
A conferência municipal foi realizada com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, planejado em cinco eixos temáticos: “Universalização do Suas, aperfeiçoamento contínuo, integração de benefícios e serviços socioassistenciais, gestão democrática e sustentabilidade financeira”. Para cada eixo foram apresentadas 10 propostas ao nível municipal.
Na etapa municipal foram eleitos os seis delegados que representarão Rio Claro nas próximas etapas: da sociedade civil – Katiane Ribeiro Amaral, Valdirene de Andrade e Ana Paula Medeiros Nativio Dal Prá; do poder público – Álvaro Henrique Bonfim, Sandra Helena Tinós e Maciel dos Santos Leites.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sindy Salla Sá de Souza, destaca que “esse encontro foi fundamental para fortalecer a discussão sobre a assistência social e garantir a participação da sociedade na construção de políticas públicas efetivas”.
A abertura da conferência contou com a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, os vereadores Éric Tatu e Hernani Leonhardt, e o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Thiago Yamamato.