A programação conta com visitas a pontos que retratam a história dos imigrantes.
O bairro de Cascalho, em Cordeirópolis (SP), recebe com alegria o grupo italiano Senza Confini, da cidade de Godega di Sant’Urbano, região do Vêneto, na Itália. A visita é marcada por uma extensa programação cultural, que celebra os laços históricos entre Brasil e Itália, especialmente a influência dos imigrantes italianos que ajudaram a formar a identidade da região.
O Grupo Senza Confini tem como missão promover e preservar as tradições italianas por meio da arte, da música e da convivência entre os povos, assim como a Associação Trevisani NeL Mondo, fundada há 20 anos em Cascalho e que promove a visita dos italianos na região.
Em sua estadia no Brasil, o grupo participa de diversas atividades que incluem apresentações musicais, rodas de conversa, visitas a pontos históricos, trocas culturais com grupos locais e momentos de confraternização com a comunidade de Cascalho, tradicional reduto de descendentes de italianos. A programação incluiu ainda visita em pontos de São Paulo, Araras, Cordeirópolis, Campinas e Santa Gertrudes. “É uma satisfação receber o grupo e trocar tantas informações sobre o nosso povo, além de desfrutar momentos que fortaleceM nossos laços”, destaca o presidente da Associação Trevisani Nel Mondo, Paulo Adalberto Peruchi.
As atividades seguem até o dia 21, quando o grupo retorna à Itália. Nesta terça-feira (19) a programação inclui visita à Fazenda Santa Gertrudes. Na quarta-feira (20) visita ao Centro Histórico de Cordeirópolis.
A cidade de Cordeirópolis e Godega di Sant’Urbano, na Itália, assinaram em 2022 o pacto de amizade entre as comunidades. Portanto, são consideradas cidades-irmãs e preservam esta cultura. O gemellaggio é o termo utilizado para o acordo entre as cidades e visa fortalecer os laços históricos e culturais entre as duas comunidades. Além de promover intercâmbios culturais, sociais e econômicos.
Serviço: Visita Fazenda Santa Gertrudes –
Horário: 14 horas
Data: 19/08/2025
Crédito: divulgação