Ação integrada ocorreu em quatro cidades da região e resultou em apreensão de armas, munições, dinheiro, veículos e na neutralização de integrante de organização criminosa.
Uma ação integrada entre o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e a Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 20 de janeiro, no âmbito da Operação Expurgo, com foco no combate ao tráfico internacional de drogas praticado por organizações criminosas. A operação aconteceu de forma simultânea nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba.
A ofensiva policial teve como base uma investigação iniciada a partir de uma ocorrência de tráfico internacional de entorpecentes registrada em janeiro de 2025, que culminou na prisão de diversos cidadãos estrangeiros utilizados como “mulas” pelo crime organizado para o transporte de drogas. A partir do aprofundamento das investigações, foram expedidas medidas judiciais que resultaram no cumprimento de mandados e diligências coordenadas nesta data.
Durante a operação, as equipes apreenderam R$ 76.560,00 em dinheiro, dois aparelhos celulares da marca Apple, um veículo Toyota Corolla, além de 100 munições de diversos calibres, incluindo .380 e .44, e sete carregadores de armas. Também foram retiradas de circulação diversas armas de fogo, entre elas uma carabina calibre .22, um revólver calibre .44 Magnum, uma pistola calibre .22 e uma pistola calibre .380, todas da marca Taurus.
Em um dos endereços alvo da operação, um dos investigados não foi localizado inicialmente. No entanto, após diligências em outro local, o indivíduo tentou fugir ao perceber a presença policial, sendo acompanhado pelas equipes. Durante a ação, houve confronto armado, ocasião em que o agressor, integrante da organização criminosa, foi neutralizado, socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 10º BAEP, em integração com a Polícia Federal, destacou a relevância da atuação conjunta no enfrentamento ao crime organizado, especialmente no combate ao tráfico internacional de drogas, reforçando o compromisso das forças de segurança com a preservação da ordem pública e a proteção da sociedade paulista.
O 10º BAEP reafirma sua missão constitucional de atuar de forma firme e estratégica contra organizações criminosas, demonstrando que a integração entre instituições é fundamental para enfraquecer estruturas criminosas e reduzir os impactos da criminalidade.





