Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com Rio Claro Basquete, NBB divulga times e regulamento

Campeonato brasileiro teve aumento de clubes e Estados representados

O NBB CAIXA ficou ainda maior. Na tarde de sábado (13), a Assembleia Geral Ordinária da Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu que 16 clubes participarão da temporada 2019/2020 do campeonato brasileiro de basquete – na edição anterior foram 14.

Anuncie aqui

A 12ª edição do campeonato terá quatro novos times. Um deles será a Unifacisa (PB), campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante do Estado da Paraíba na história do basquete brasileiro.

Quem também chegou à elite foi o São Paulo FC (SP), vice-campeão da divisão de acesso, que adquiriu os direitos associativos do Joinville para adentrar ao NBB CAIXA. A mesma situação ocorreu com o Renata/Rio Claro (SP), que comprou os direitos associativos do Macaé Basquete e retornou à elite de basquete brasileiro depois de três anos.

Outra novidade vinda da Liga Ouro é o Pato Basquete (PR), que adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo.

Desta forma, o número de Estados representados no NBB CAIXA também aumentou. Enquanto na temporada anterior foram cinco, a edição 2019/2020 contará com seis Unidades Federativas: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e Distrito Federal.

“É uma satisfação imensa ver o NBB CAIXA maior, com mais clubes e Estados representados. A expectativa é de que seja outra temporada histórica e que nosso basquete mantenha a curva de crescimento e ampliação no Brasil”, declarou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Além da definição dos times participantes do NBB CAIXA, a reunião da tarde deste sábado serviu para a aprovação de contas da Liga Nacional de Basquete (LNB), definições de calendário, aprovação de itens do regulamento e outros assuntos.

O NBB CAIXA 2019/2020 terá início no dia 12 de outubro (sábado), com confronto, horário e local a definir. A tabela completa e regulamento serão publicados no início do mês de agosto. O Jogo das Estrelas 2020 também já está definido. Será entre os dias 18 e 20 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Sistema de disputa

O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs.

Já no mata-mata, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor campanha. A partir das quartas de final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.

Em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento.

Além disso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), poderá pleitear a uma vaga no NBB CAIXA, e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).

A Copa Super 8 também foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA.

Ao contrário da temporada passada, a Copa Super 8 acontecerá no mês de janeiro e não mais no final de dezembro.

Compromissos internacionais

Os compromissos internacionais dos clubes do NBB CAIXA também ganharam novidades. A partir desta temporada, será adicionado ao calendário o Torneio Interligas, que contará com quatro times brasileiros e quatro da Argentina.

A competição acontecerá em período de pré-temporada, com início previsto para setembro de 2019, e terá como participantes o 7º, 8º, 9º e 10º colocado da última edição do campeonato nacional. Caso haja desistência de algum deles, será feito um convite para as outras equipes.

O Torneio Interligas será organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a AdC – Associación de Clubes -, entidade responsável pela La Liga, da Argentina, e terá como objetivo aumentar a bagagem internacional dos clubes participantes do NBB CAIXA e da Liga Argentina.

Já a Liga das Américas será substituída pela Champions League Américas, da FIBA. A competição terá como representantes brasileiros o Flamengo (campeão da Copa Super 8 e do NBB CAIXA), Sesi Franca (vice-campeão do NBB CAIXA) e Mogi das Cruzes/Helbor (3º colocado do NBB CAIXA).

E por fim, a Liga Sul-Americana, que é organizada pela Consubasquet, contará com a participação do Botafogo (4º), EC Pinheiros (5º) e Corinthians (6º).

Clubes participantes do NBB CAIXA 2019/2020:

– Basquete Cearense (CE)

– Sendi/Bauru Basket (SP)

– Botafogo (RJ)

– Corinthians (SP)

– Flamengo (RJ)

– Sesi Franca Basquete (SP)

– Life Fitness/Minas (MG)

– Mogi das Cruzes/Helbor (SP)

– Paulistano/Corpore (SP)

– Pato Basquete (PR)

– EC Pinheiros (SP)

– Renata/Rio Claro Basquete (SP)

– São José Basketball (SP)

– São Paulo FC (SP)

– Unifacisa (PB)

– Universo/Brasília (DF)

Fonte: NBB

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Enigma e Tristeza: Mistério Envolve a Descoberta de Corpo em Kitnet em Rio Claro

Mistério cerca a morte de Jorge Henrique de Oliveira Castro, de 42 anos, em residência na Rua 6-A, no...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...

Vereador Luciano Bonsucesso do PL é Detido pela PM em Shopping...

Parlamentar foi retirado algemado do local e encaminhado para delegacia; partido emite comunicado sobre o incidente. Na manhã desta terça-feira (23), uma situação singular tomou...
Anuncie aqui