Postos de atendimento funcionarão neste sábado (10), das 8h às 13h
O eleitor que quiser aproveitar o plantão deste sábado (10) para fazer a biometria ainda encontra vaga para agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Os cartórios e postos de atendimento estarão abertos das 8h às 13h em todo o Estado, salvo nos 107 municípios em que o cadastramento biométrico já foi concluído.
O procedimento, que envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, é simples e rápido: dura cerca de 15 minutos. Para maior conforto do eleitor, ainda é possível ser atendido com hora marcada: até o início da tarde desta quinta-feira (08), o sistema de agendamento da Justiça Eleitoral dispunha de 9,1 mil vagas, das 26,6 mil disponíveis.
Ao acessar o sistema, o cidadão informa o endereço residencial e o CEP e é direcionado à unidade de atendimento que abrange o seu domicílio. Então, pode verificar se há horários em aberto aquele local durante o plantão.
A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento de quem ainda não realizou a biometria, especialmente o cidadão que trabalha ou estuda no horário regular de expediente dos cartórios eleitorais (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h). Este será o quinto plantão de sábado realizado pelo TRE-SP em 2019, sendo que o último, em 13 de julho, registrou 44.281 atendimentos.
Poupatempo
No dia 10 de agosto, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais vão seguir o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local.
Biometria obrigatória
Os cidadãos de 479 cidades paulistas devem fazer a biometria obrigatória neste ano, sob pena de cancelamento do título eleitoral. No total, são mais de 11,9 milhões de eleitores envolvidos, dos quais aproximadamente 7 milhões realizaram o cadastro (58,5%).
Mesmo nos municípios em que o procedimento ainda é facultativo, o Tribunal recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura.
Documentos necessários
Para ser atendido, o cidadão deve levar: documento oficial de identificação; comprovante de residência recente (com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, se tiver.
Fonte: TRE-SP