Anuncie aqui
Anuncie aqui

Bispo reúne imprensa para falar sobre ações contra Coronavírus

Na tarde desta terça-feira, (17 ), aconteceu uma coletiva de imprensa no Centro Diocesano de Pastoral em Piracicaba para a divulgação do Decreto A RESPEITO DE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19 (CORONAVÍRUS) para  todo território da Diocese de Piracicaba, composto por 15 municípios. 

Participaram da coletiva o bispo diocesano, Dom Fernando Mason; o vigário geral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli; o ecônomo e moderador da Cúria Diocesana, padre Marcelo Sales, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon e o diretor da Comunicação Diocesana, padre Anselmo Cardoso Martiniano.

Anuncie aqui

Segue o Decreto do Bispo Diocesano de Piracicaba

               DECRETO

A RESPEITO DE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Aos que este Nosso Decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor!

Fazemos saber que, considerando a situação mundial e nacional de emergência sanitária, bem como as recentes intervenções das autoridades públicas quanto às medidas preventivas em relação à difusão pandêmica do COVID-19 (Coronavírus), em espírito de responsabilidade e cooperação, a Diocese de Piracicaba apresenta as seguintes orientações e normas:

  1. Quanto à prevenção em geral, sigam-se as orientações dos peritos da área da saúde e infectologia.
  2. Conforme prevê o cânon 87 § 1, a partir de segunda-feira dia 23 de março, e até segunda ordem, fica suspensa, em todo o território diocesano, a realização pública das Santas Missas e Celebrações da Palavra diárias e dominicais, permanecendo os fiéis desobrigados a cumprirem o preceito dominical. No entanto, conforme o cânon 904 do Código de Direito Canônico, exortamos todos os sacerdotes a celebrarem cotidianamente, em forma privada, a Santa Missa em favor do Povo de Deus. Os fiéis acompanhem as Santas Missas transmitidas pela TV, internet e rádio. Nossas igrejas permaneçam diariamente abertas, limpas e bem ventiladas.
  3. Semana Santa e Tríduo Pascal. Ficam suspensas também todas as celebrações da Semana Santa, incluindo a bênção e procissão de ramos, o solene tríduo pascal e as demais celebrações da piedade popular, tais como as vias-sacras e procissões. Os fiéis poderão acompanhar estas celebrações pelas redes católicas de rádio e TV e pelos demais Meios de Comunicação Social.
  4. A Missa dos Santos Óleos será celebrada na Sé Catedral Santo Antônio, na data e horário previstos, mas sem a participação dos fiéis. A missa será presidida pelo Sr. Bispo Diocesano e concelebrada pelos sacerdotes do clero diocesano e religioso, com a participação exclusiva dos diáconos e seminaristas. Os fiéis poderão acompanhar esta Santa Missa pelos Meios de Comunicação Social. A entrega dos santos óleos às paróquias se dará unicamente na Chancelaria da Cúria Diocesana nos dias seguintes à Pascoa da Ressurreição do Senhor.
  5. Desde já, fica suspenso o “Mutirão de Confissões”. Os padres, tomando medidas preventivas oportunas, atendam a confissão individual dos fiéis que lhes procurarem. Em casos extremos, se poderá administrar a absolvição geral, conforme o cânon 961 § 1 do Código de Direito Canônico.
  6. Sejam suspensas e oportunamente remarcadas as celebrações de Batizados, Primeiras Eucaristias e Crismas. Não se deixe de realizar os batizados de emergência, conforme os cânones 865 § 2 e 867 § 2 do Código de Direito Canônico.
  7. Os Párocos e Administradores Paroquiais dialoguem com os noivos sobre a possibilidade de transferir, sem grave prejuízo, as celebrações públicas de matrimônio, sendo cada caso tratado singularmente e com consenso das partes.
  8. Os velórios sejam realizados conforme as orientações da vigilância sanitária dos municípios. Aconselha-se que o rito das exéquias seja realizado sem aglomeração de pessoas.
  9. Fica suspensa a administração habitual Comunhão às pessoas idosas e enfermas nas residências particulares, casas de repouso e nos hospitais. Os sacerdotes, no entanto, atendam eventuais pedidos de confissão, unção dos enfermos e o santo viático de doentes.
  10. Sejam suspensas as visitas e os atendimentos pastorais dos agentes da Pastoral da Saúde, da Pastoral do Menor e da Pastoral Carcerária nos hospitais, nas residências e nas unidades prisionais.
  11. Ficam temporariamente suspensos os grupos de oração, terços, retiros espirituais, cursos de formação, os encontros catequéticos para crianças, adolescentes, jovens e adultos, a visita domiciliar das Capelinhas Missionárias, as reuniões de pequenas comunidades nos quarteirões e as visitas missionárias. Quanto à catequese, as Paróquias sigam as orientações emanadas pelo governo estadual e municipal em relação às escolas.
  12. Ficam suspensas até segunda ordem as aulas da Escola Diaconal São Filipe, do “Curso Diocesano de Teologia” (Piracicaba e Santa Bárbara d´Oeste) e da Escola de Formação de Agentes de Pastoral (Capivari, Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste e São Pedro).
  13. A programação prevista para a “Jornada Diocesana para o Senhor” (missas, terço, confissões, etc.) está cancelada. A Sé Catedral Santo Antônio, no entanto, ficará aberta, das 07h às 19h, para que os fiéis possam fazer um momento de oração pessoal e adoração ao Santíssimo Sacramento, suplicando a misericórdia do Senhor sobretudo pelos que enfrentam a pandemia do Coronavírus.
  14. As reuniões e os eventos pastorais programados em nível diocesano, regional e paroquial que acarretam a aglomeração de pessoas, por prudência, sejam cancelados e oportunamente remarcados.
  15. Ficam suspensas as festas, promoções, confraternizações, almoços e jantares beneficentes que aglomeram pessoas.
  16. A respeito da saúde do nosso clero, dos(as) atendentes paroquiais e dos(as) funcionários(as) e voluntários da Cúria Diocesana, recomendamos que, havendo alguma indisposição, permaneçam em casa, comunicando respectivamente o seu responsável.

Conclamamos a todos para que, “fortalecida a Revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade” (CF 2020, Texto-Base, p. 09), estejam unidos em oração elevando a Deus, por intercessão de Santo Antônio, preces e súplicas pela saúde pública, pelas autoridades, pelos profissionais de saúde, pelas pessoas que mantêm o funcionamento da sociedade para superação da crise que atinge a todos indiscriminadamente, pelos pobres, pela recuperação das pessoas que foram contaminadas e pelo descanso eterno dos que morreram.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Força Tática desmantela estufa de maconha e prende dupla por tráfico em Rio Claro

Policiais localizaram pés da droga cultivados em estufa equipada com iluminação e climatização artificiais no bairro Jardim Nova Rio...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...

ACIRC celebra 103 anos com evento prestigiado por autoridades, associados e...

Solenidade em formato brunch reuniu representantes do poder público, empresários, imprensa e membros da comunidade em manhã festiva marcada por homenagens, discursos e confraternização.   Na...
Anuncie aqui

Com emoção e gratidão, Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio...

Sob o lema “Unidos para Fazer o Bem”, Deisenete Galvani assume a presidência da entidade, sucedendo Daiane Altarni, que encerrou seu mandato com importantes...

Júnior Hartung abre temporada do show “Do Meu Jeito” com casa...

Com direito a iluminação cênica, painel de LED e participações especiais, Júnior Hartung transforma o BR11 Botequim em palco de uma verdadeira celebração da...
Anuncie aqui