Resultados foram apontados em testes rápidos pela Secretaria de Saúde de Rio Claro.
Os testes rápidos realizados em Rio Claro para identificar contaminação pelo novo coronavírus em profissionais de saúde tiveram oito resultados positivos. O município adotou a ampla testagem dos profissionais de saúde e segurança como estratégia de ação no combate à covid-19.
“O objetivo do exame é justamente esse, que os casos sejam diagnosticados rapidamente e os profissionais imediatamente afastados para evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que “cuidar dos profissionais é fundamental porque são eles que cuidam da população”.
Os profissionais testados atuam na linha de frente no combate à pandemia e exercem função que os deixam expostos ao risco, apesar do uso de equipamentos de proteção individual. “Temos protocolos de uso correto de equipamentos de proteção, que são disponibilizados aos profissionais, e também de manejo de pacientes para que estes profissionais tenham mais segurança no exercício das funções”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde. Os oito profissionais foram afastados e estão em isolamento domiciliar.
Os testes rápidos continuam sendo feitos e irão atender também profissionais estaduais, inclusive do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Instituto Adolfo Lutz e policiais civis e militares.
“Apesar de serem testes rápidos, os exames estão sendo feitos pelo laboratório municipal, em condições controladas, o que aumenta a precisão dos resultados”, informa o secretário Maurício.
Na quinta-feira (21) exames foram realizados em servidores que atuam no setor administrativo da secretaria de Saúde. Antes disso o teste já havia sido feito em profissionais do pronto-socorro municipal, unidades de pronto atendimento, Caps III e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. Na semana que vem os testes rápidos começam a ser feitos em profissionais que atuam no setor de segurança, incluindo policiais e guardas municipais. O município dispõe de 14 mil testes rápidos, sendo que 10 mil foram comprados pela prefeitura e o restante repassado pelo governo federal.