Dede o anúncio da OMS sobre a Pandemia a Administração Municipal iniciou o trabalho de contenção da doença.
Desde o primeiro anúncio realizado em 13 de março pela Prefeitura Municipal referente às medidas de prevenção à disseminação ao novo coronavírus, os últimos 120 dias têm transformado a rotina dos cordeiropolenses, assim como em diversos municípios brasileiros. Porém, as ações realizadas nas áreas da saúde, segurança, educação e assistência social em Cordeirópolis têm se tornado referência em todo o Estado de São Paulo.
Na área da saúde o investimento chega a R$ 2 milhões, entre a aquisição de equipamentos de segurança ao trabalho, respiradores, testes rápidos e de PCR. Em meio a essa pandemia que já ultrapassa os cem dias no Brasil, os profissionais da saúde têm se dedicado 24 horas por dia pela população. Veja agora o que a Prefeitura está investindo durante este período:
– A ação começou pela distribuição de 10 mil kits de máscaras de álcool gel às famílias de toda a cidade e na zona rural. O Hospital Municipal passou a contar com cinco respiradores e leitos de UTI para atendimentos emergenciais, além da Prefeitura adquirir totens de álcool gel para uso em espaços e prédios públicos. Nesses últimos três meses, mais de R$ 300 mil foram investidos na compra de testes rápidos de Covid-19 e cerca de 3 mil pessoas já foram testadas.
– Pelas ruas, a Defesa Civil continua medindo a temperatura dos moradores e passa orientações aos motoristas. Com isso, Cordeirópolis foi a primeira cidade da nossa região a começar a higienizar as ruas e prédios públicos com água e cloro para evitar a proliferação do vírus.
Para o prefeito, Adinan Ortolan, desde o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura tomou uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população cordeiropolense. Ortolan destaca que o trabalho preventivo começou antes mesmo do primeiro caso registrado na cidade. “A Secretaria de Saúde fez as primeiras normativas para unidades de saúde e o hospital no início do mês de março; o primeiro caso na cidade foi identificado duas semanas depois. A partir daí, o trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização da rede de saúde com a colaboração dos profissionais na linha de frente, à articulação com a sociedade civil com a distribuição de kits às famílias, além do monitoramento da Guarda Municipal. Desde então, a Prefeitura tem implementado uma série de medidas, com o intuito de orientar a população sobre as posturas sanitárias mais adequadas, de forma a não permitir o descontrole na transmissão vírus e destacando sempre que o nosso maior objetivo é o cuidado com as nossas famílias, pois com a certeza tudo isso vai passar!”, relatou o prefeito.