Vestibulinho e Vestibular oferecem mais de 60 mil vagas em cursos técnicos e superiores tecnológicos.
As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais prorrogaram para 15h da próxima sexta-feira (24) os prazos de inscrição para seus respectivos processos seletivos. Neste segundo semestre de 2020, a seleção de candidatos para as mais de 60 mil vagas, distribuídas em cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos em todas as regiões do Estado, se dará pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.
No Vestibulinho, que oferece acesso às Etecs, serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da primeira série do Ensino Médio ou do primeiro termo do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluídos até 31 de dezembro de 2019.
O Vestibular das Fatecs também vai avaliar as notas destas mesmas disciplinas, porém da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes à segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do ciclo.
A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia de COVID-19. A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas presenciais.
Vestibulinho
O novo prazo para a inscrição no processo seletivo das Etecs, exclusivamente pelo site, vai até as 15h do dia 24 de julho. Ao todo, o Vestibulinho para o segundo semestre de 2020 oferece 44.872 vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e Especialização Técnica.
As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.
Para se inscrever em um dos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve apresentar uma das seguintes certificações: certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.
Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 19. O valor deve ser pago até 24 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no no link em anexo. No ato da inscrição para o primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever.
A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (ambos disponíveis no link em anexo ) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.
Especialização de nível Médio
Do total de vagas oferecidas, 440 são para Especialização Técnica, sendo 140 distribuídas entre cinco cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Desenvolvimento de Novos Produtos para a Área da Indústria Alimentícia; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; e Radiocomunicação. As outras 300 vagas são destinadas ao curso de Gestão em Projetos, na modalidade online.
Para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.
Está disponível no site do Centro Paula Souza (CPS) a relação de respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos ao Vestibulinho. Veja também vídeo explicativo de como realizar as inscrições.
Mais informações: (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772-2829 (demais localidades) e em www.vestibulinhoetec.com.br.
Vestibular
As inscrições para concorrer a uma das 15,8 mil vagas nas 81 graduações oferecidas pelas Fatecs neste semestre devem ser feitas exclusivamente no site www.vestibularfatec.com.br, até 24 de julho, às 15h.
Novidades
A Fatec Jundiaí vai oferecer uma graduação inédita, Sistemas Embarcados, com 40 vagas no período da manhã.
Cinco Fatecs vão implantar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:
– Fatec Adamantina – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec Itaquera (Capital) – Manutenção Industrial (40 vagas, manhã);
– Fatec Santana de Parnaíba – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec São Bernardo do Campo – Manufatura Avançada (40 vagas, noite);
– Fatec Sorocaba – Gestão da Qualidade (40 vagas, manhã).
O candidato que quiser disputar uma vaga do Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39.
O valor deve ser pago até 24 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibularfatec.com.br.
No ato da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec.
Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo. Também é possível acessar pelo site do CPS a relação de respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos ao Vestibular. Assista também ao vídeo que explica passo a passo sobre como realizar as inscrições.
Outras informações: (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596-9696 (demais localidades) ou no site do processo seletivo.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs e das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.