Por: Bê Caviquioli
De quanto tempo se precisa para realizar algo? Bom, isso já seria um tanto subjetivo se não fosse o fator tempo. Isto porque cada um tem o seu próprio. Tempo.
Na fotografia faz uma diferença enorme. Tempo de congelar, de focar, de regular, de analisar, de tudo. Quando se tem um assunto em movimento, pode-se, por exemplo, congelar ou deixar que esse assunto tenha uma sensação de movimento. O tempo de aprendizagem leva em conta bastante a prática que por sua vez, reduz esse período.
Na fotografia, há erros e acertos. Como saber se não os pratica? Por ser algo tão pessoal, cada erro pode ser acerto para outrem. O fato é que uma dinâmica de aprendizagem exige gastar tempo praticando.
Este tempo é mais um dos pilares da fotografia. Controlar um dos dispositivos de nome obturador que nada mais é que um controle de entrada de luz do equipamento em função de tempo, assegura ao fotógrafo resultados surpreendentes.
O que você quer? Congelar ou não um momento? Na verdade um instantâneo pode ser do modo como imagina. Basta imprimir ao equipamento a tua versão desejada daquele que poderá ser o único de todos. Um momento.
Colaborador: Bê Caviquioli – 45 anos, 20 deles como Repórter Fotográfico. Também é Pedagogo e Professor de Fotografia no Instituto Mix de São Carlos.
Confira outras publicações do colaborador: