Porém, existem nova regras para novo avanço: região precisa alcançar 30 internações e três óbitos para cada 100 mil habitantes por 14 dias para seguir à fase verde.
A região de Piracicaba a qual Rio Claro pertence foi mantida na fase amarela do Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena de prevenção à pandemia do Novo-Coronavírus, em atualização anunciada no início da tarde desta sexta-feira (8), pelo Governo do Estado de São Paulo. Os critérios para avanço ou regressão de fase, no entanto, tiveram mudança.
Com a manutenção, regras como a abertura de restaurantes até 22h e bares até 20h, sempre com limite de 40% da capacidade de cada comércio, permanecem.
O que pode funcionar na fase amarela:
Todas as atividades em funcionamento;
Capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores;
Funcionamento máximo de estabelecimentos limitado a 10 horas por dia;
Parques estaduais abertos;
Restrição de atendimento presencial até as 20h em bares;
Restrição de atendimento presencial até as 22h em todos os demais estabelecimentos.
A próxima classificação está prevista para 5 de fevereiro.
Mudanças em critérios
O governo estadual também anunciou novas regras para avanço ou regressão de fase.
Avançar para a fase verde: região precisava alcançar 40 internações para 100 mil habitantes. E cinco óbitos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores à análise. A partir de agora, a região precisa alcançar 30 internações e três óbitos para cada 100 mil habitantes em 14 dias. Assim, fica mais rígido o critério para avançar.
Endurecimento fase laranja: antes era o parâmetro da taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 em 75%. A partir de agora, 70%
Fase vermelha: continua sendo definida pela taxa de ocupação de leitos de UTI. Se uma região chega a 80%, ela fica classificada como vermelha.