Entre hoje e esta quinta-feira (14 de janeiro), a configuração dos ventos em altitude e uma frente fria que se aproxima do litoral de São Paulo favorecem formação de nuvens carregadas que vão provocar temporais em parte do Sudeste do Brasil.
Como indicado na figura abaixo, os acumulados de chuva na quarta-feira (figura da esquerda) ficam entre 20 e 30mm no Vale do Paraíba, Grande São Paulo, região central paulista, Serra da Mantiqueira em São Paulo e Sul de Minas.
Na quinta-feira (14), o volume de chuva aumenta em São Paulo com acumulado entre 40 e 60mm na região de Campinas. Há previsão de acumulados significativos também em algumas áreas do norte e do oeste paulista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
Atenção: As ilustrações acima indicam os acumulados de chuva e não a intensidade da chuva. A previsão para a quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, indica temporais, com chuva e vento fortes para o leste de São Paulo, Rio De Janeiro , Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.
Risco de deslizamentos
Com o excesso de chuva, o risco de deslizamentos nas áreas de serra do Sudeste ainda está presente nos próximos dias. O solo já está bem encharcado por causa das chuvas deste início de ano. Nos próximos 10 dias, qualquer chuva mais volumosa representa um grave risco. Confira abaixo os acumulados de chuva até o sábado (16).
A expectativa é de que a chuva diminua no Sudeste a partir do dia 20 de janeiro.
Fonte: Climatempo