Mais de 120 mil reais foram investidos pelo Rotary Club de Rio Claro na implantação do projeto Mão na Massa, que inclui padaria escola para a realização de cursos de capacitação. Com isso, o Rotary ultrapassa a marca de um milhão de reais investidos no município. Os modernos equipamentos foram instalados na quinta-feira (16) na sede da Udam+ e serão usados em cursos profissionalizantes gratuitos de panificação e confeitaria. A realização é resultado de parceria entre Rotary Club de Rio Claro, prefeitura e Udam.
“Os rotarianos, uma vez mais, dão demonstração de carinho e apoio à cidade, amparando a população que mais precisa. Estamos felizes com o grande investimento que o Rotary vem realizando em Rio Claro e dispostos a realizar novas parcerias”, afirmou o prefeito Juninho da Padaria.
“Ações como esta são estímulo para o trabalho desenvolvido em prol daqueles que mais precisam”, observou Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança.
A marca de um milhão representa investimentos realizados pelos quatro Rotary clubes do município: Rotary Club de Rio Claro, Rotary Club Rio Claro Alvorada, Rotary Club Cidade Azul e Rotary Club Rio Claro Sul. As realizações incluem equipamentos no Centro de Habilitação Infantil Princesa Vitória e na UTI pediátrica da Santa Casa.
Eduardo Arienzo, que até julho de 2018 esteve como governador do distrito 4590 do Rotary, a qual Rio Claro pertence, ressaltou que os investimentos do Rotary sempre são voltados a projetos que beneficiem a comunidade. No caso da padaria escola, na área do desenvolvimento socioeconômico. “Entre nossos objetivos está o de criar ferramentas que possam gerar desenvolvimento e conhecimento para as pessoas, com mecanismos para que o projeto consiga se manter”, acrescentou Arienzo.
“É importante que os investimentos sejam realizados em projetos que representem grandes ganhos para a comunidade e que tenham sequência, como é o caso da padaria escola, em que o trabalho terá continuidade e resultará na formação de muitas pessoas”, destacou Carlos Baccaro, presidente da Comissão Rotaria do Rotary Club de Rio Claro. Na compra dos equipamentos da padaria, o Rotary Club Rio Claro contou com participação de outros distritos do Rotary Internacional.
“Essa é mais uma iniciativa que está sendo viabilizada a partir da parceria que temos com a Udam, por meio do projeto Inclusão Produtiva, pelo qual será feita a contratação de professor e equipe técnica”, observa Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social. ”A Inclusão Produtiva tem como foco capacitar jovens e adultos para inserção ou reinserção no mercado de trabalho e a implantação da padaria escola vem ao encontro dos objetivos do projeto”, acrescenta Érica.
As aulas para a primeira turma devem ter início no mês que vem na Udam+. “A capacitação possibilitará que o aluno saia do curso com conhecimento para ingressar no mercado”, observa Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “Essa é uma parceria engajada na geração de emprego e renda, e o resultado só pode ser positivo”, acrescenta.
O público-alvo da padaria escola é o jovem em busca de qualificação e também adultos com interesse em aprender novo ofício, especialmente os atendidos pela rede socioassistencial, que inclui os Centros de Referência de Assistência Social. “Duas turmas com 11 alunos cada já estão formadas”, informa Adriano Marchi, vice-presidente da Udam. Para as inscrições os interessados devem procurar a Udam+, que fica na Avenida 30, 1.210, Santana, ou a Udam, na Rua 15, 1.483, Consolação.