Imagens publicadas pelo estabelecimento nas redes sociais mostram as ações, nesta terça (23) e sexta-feira (26).
Um supermercado foi invadido e furtado, durante a madrugada, por duas vezes, na primeira semana de medidas mais restritivas em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Os vídeos foram publicados nas redes sociais do próprio estabelecimento, nesta sexta-feira (26). Nas duas ocasiões, o supermercado havia encerrado as atividades por volta de 20h, como decretado pela prefeitura durante o período chamado de ‘lockdown’ pelo Condesb.
O primeiro saque aconteceu na terça-feira (23), o dia em que as regras entraram em vigor.
Nas imagens é possível ver que ao menos dez criminosos surgem em frente ao estabelecimento, por volta de 0h, com rostos cobertos e mochilas. Um deles consegue arrombar a porta do supermercado com um pé-de-cabra e, depois, todos entram no local e efetuam o saque.
Dentro do comércio é possível ver que um dos criminosos tenta arrancar uma televisão do suporte na parede, mas não consegue e desiste. Eles enchem as mochilas com produtos e fogem correndo pela rua.
Nesta sexta-feira (26), uma ação semelhante aconteceu por volta de 0h35, no mesmo local. A diferença é que, desta vez, o grupo de pessoas só surge em frente ao comércio quando um dos criminosos já tinha arrombado o supermercado, também com um pé-de-cabra.
Eles entram e saem no local em poucos segundos. A maioria dos criminosos usa máscaras e bandanas para cobrir o rosto, assim como carregam mochilas, preparados para o saque dos produtos.
Um funcionário do supermercado, que preferiu não ser identificado, conversou afirmou que o estabelecimento conta com um sistema de monitoramento. Os vigilantes da empresa contratada chegaram no local cinco minutos após o crime.
“Tivemos uma perda de até R$ 70 mil. Levaram alguns alimentos, mas o foco foi em whisky e cigarro”, contou o funcionário.
Na segunda vez, segundo ele, a porta já estava consertada e foi, novamente, arrombada. Agora, os seguranças da empresa contratada de vigilância estão de plantão no local.
Os casos foram registrados no 2º DP de Praia Grande. Até o momento, ninguém que participou do crime foi preso.
‘Lockdown’
Entrou em vigor, na última terça-feira (23), as novas medidas restritivas para tentar controlar a pandemia de Covid-19 na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. As regras, definidas como lockdown pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), seguem até o dia 4 de abril. Aqueles que não respeitarem as determinações podem pagar multa.
Supermercados funcionam somente de segunda a sexta até às 20h. Feiras livres, obras, hotéis, pensões e imóveis de temporada não podem funcionar. A circulação de pessoas e carros serão permitidas com a apresentação de documentos. Em algumas cidades, a circulação de ônibus também foi restrita, a exemplo de Santos. As praias continuam fechadas.
Algumas regras valem para todas as cidades da Baixada Santista, já outras medidas foram implantadas em cada cidade, seguindo os decretos municipais.
Fonte: G1 Santos/Região