Evento será realizado neste sábado e contará com a presença de deputados e representantes do Executivo paulista.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza neste sábado, dia 8 de maio, a partir das 9h, a primeira audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. O encontro será realizado no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e vai contar com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia e do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
A proposta de criação da Região Metropolitana de Piracicaba é do deputado Roberto Morais (Cidadania). O parlamentar falou que “é uma grande conquista e reconhecimento para nossa cidade, de 410 mil habitantes, que comanda hoje uma grande região aqui no Estado de São Paulo”.
Para o secretário Marco Vinholi, “um dos pontos fortes da iniciativa é o planejamento organizado da região, com estudos sobre onde chegar nos próximos 5, 10 e 15 anos”.
“Com a região metropolitana, é criado um fundo com recursos dos municípios e do Estado, podendo captar até́ investimentos do governo federal para projetos de interesse regional”, afirmou.
A região prevista na medida deve contemplar os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí́, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
O projeto já foi aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Assuntos Metropolitanos e Municipais; e Finanças Orçamento e Planejamento da Assembleia. Agora, ele está pronto para votação no plenário do Parlamento paulista.
Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 6 regiões metropolitanas – São Paulo (1974), Vale do Paraíba e Litoral Norte (2012), Ribeirão Preto (2016), Baixada Santista (1996), Sorocaba (2014) e Campinas (2000); e 3 aglomerados urbanos – Piracicaba (2012), Jundiaí (2011) e Franca (2018). A audiência pública será transmitida pela Rede Alesp na TV e no YouTube.