Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fábula caipira musical, “Oi Lá, Inezita”, estreia no próximo dia 5 e 6 de outubro

A peça Oi Lá, Inezita, da Cia Cênica, se inspira na vida e obra de Inezita Barroso para apresentar a riqueza da cultura popular brasileira. A temporada com duas sessões inicia no dia 5 e 6 outubro. A entrada é gratuita.

Oi Lá, Inezita foi um dos dois projetos escolhidos para compor a programação de montagens inéditas do SESI-SP em 2018. A fábula caipira musical, que estreia no próximo dia 5 e 6 de outubro no SESI Rio Claro, concorreu com outras 228 propostas recebidas exclusivamente por companhias teatrais do interior, litoral e da grande São Paulo no edital de 2018 da instituição. As sessões gratuitas acontecem na próxima sexta e sábado às 20h. Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, no www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Anuncie aqui

A montagem da Cia. Cênica gira em torno de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas. A menina subverte a lógica do mundo – machista e patriarcal – e sai com destino a uma aventura pelo Brasil, repleto de riquezas e invenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo propaga os principais elementos da cultura popular brasileira e presta uma homenagem à grande Inezita Barroso.

Durante três meses o grupo vem se dedicando a estudos sobre a vida e a obra desta intérprete, musicista, biblioteconomista, mãe, professora, atriz e apresentadora de vários programas de rádio e televisão, optando por mergulhar na Inezita folclorista, pesquisadora, difusora e defensora da cultura popular brasileira e, em especial, da caipira.

Além da Inezita Barroso recriada por três atrizes, o espetáculo traz à cena alguns dos personagens que ela apresenta nas músicas que interpretou e outros, os quais poderia ter conhecido em seus encontros e viagens de pesquisa sobre nossas manifestações populares. Não se trata, portanto, de uma produção biográfica, mas de uma fábula que carrega consigo o amor de Inezita pela cultura de raiz brasileira, pelo ser caipira, e a sua luta pessoal para romper paradigmas machistas de nossa sociedade.

Há mais de uma década o SESI-SP seleciona projetos de montagens inéditas de todo o território nacional. No ano passado, graças ao sucesso e experiência positiva da produção de São José do Rio Preto vencedora do edital, a instituição propôs abrir um certame específico para as companhias do interior do Estado (todas as cidades fora da capital).

“É um processo muito bonito. Recebemos apenas a ideia do espetáculo, uma pequena concepção em papel, e a trabalhamos até transformá-la em realidade concreta para o público. Essa é uma das frentes de atuação do SESI-SP, a de difusão cultural, proposta que se torna ainda mais rica no momento em que fomentamos a produção teatral do interior, que muitas vezes não tem tanto espaço para ser contemplada em editais nacionais”, declara Anna Polistchuk, analista de atividades culturais do SESI-SP.

Inezita Barroso

Cantora, atriz, professora, pesquisadora, apresentadora e instrumentista, Inezita Barroso (1925-2015) foi uma mulher à frente de seu tempo. Não hesitou em seguir a vocação artística voltada ao popular e, dessa forma, tornou-se uma das mais importantes figuras da cultura caipira brasileira. Foram quase 43 anos de carreira na televisão brasileira e 14 anos de apresentação do tradicional programa Viola, Minha Viola.

Teatro do SESI Rio Claro – Avenida M29 , 441
Datas e horários: 5 e 6 de outubro , sexta e sábado às 20h.
Capacidade: 226 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Modalidade: Infantojuvenil
Gênero: Fábula caipira musical
Informações: 19 3522-5650
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 02 horas antes do início do espetáculo.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Daae conclui reparo em adutora que passa embaixo da Rodovia Washington Luís

Normalização do fornecimento de água aos bairros já foi iniciada na noite deste domingo (12). O Daae (Departamento Autônomo de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto com o 10º BAEP termina com dois criminosos mortos em...

Dupla em motocicleta furtada atirou contra equipes da Polícia Militar durante acompanhamento; armas de fogo foram apreendidas no local. Na noite desse Domingo (5), uma...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Jovem morre em acidente com motocicleta na Rodovia Fausto Santomauro em...

Motocicleta tombou na pista e foi atingida por um carro que seguia logo atrás. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente. Um grave acidente...
Anuncie aqui

Polícia Militar prende homem após ameaçar e tentar agredir a própria...

A ação rápida da PM impediu nova agressão e garantiu a segurança da vítima no bairro Parque São Jorge. Na manhã de terça-feira (7), a...

Alunas do Colégio Koelle representam o Brasil na maior feira mundial...

Instituição rio-clarense se destaca por incentivar protagonismo científico e inovação entre jovens estudantes. O Colégio Koelle, referência em excelência educacional em Rio Claro, alcançou reconhecimento...
Anuncie aqui