A menor temperatura foi -4,3ºC
O amanhecer desta terça-feira foi congelante na região. A cidade de Corumbataí foi a mais fria, ás 7 horas da manhã no município os termômetros estavam marcando -4,3ºC. Segundo o CIIAGRO Centro Integrado de Informações agrometerológica.
Para Odimar Osvaldo Bertanha técnico de apoio agropecuário. Mesmo para quem vive na cidade e já está acostumado com o vento e as baixas temperaturas de inverno hoje teve a sensação era muito diferente parecia que estávamos sendo congelado, o vento agravou a sensação térmica.
Conforme previsto as temperaturas ficaram muito baixas e houve registro de geada em várias áreas agrícolas. A massa de ar polar entrou com força no município.
Frio intenso e a ocorrência de geada deixa os produtores muito preocupados na região
O produtor Victor Betim gravou um vídeo e mostra detalhes da sua plantação de pimenta toda queimada pela geada de 15 dias atrás, agora essa segunda onda foi a pá de cal para destruir a expectativa do produtor.
O produtor Miro Defavari (Italiano), que tem uma propriedade próxima a Rodovia Washington Luís na entrada de para Itapé, teve uma grande perda na produção de legumes e hortaliças.
Por whatsapp, o produtor fala que geada a queimou parte de sua plantação
“O fenômeno acontece durante poucos dias mas os prejuízos penduram por vários meses.” lamenta o produtor.
O milho já contabiliza prejuízos causados pelo clima e o produtor enfrenta uma safra muito complicada. O produtor Luís diz, que a geada desta semana foi muito semelhante a ocorrida entre o final de junho e início de julho que deixou um rastro de prejuízo. O milharal amanheceu coberto com uma extensa camada de geada.
Banana queimada
No sítio do Senhor Antônio Dôimo essa segunda geada foi para comprometer com a pouca expectativa do produtor. A plantação já estava toda queimada pela primeira onda agora com as folhas secas agora a geada atingiu diretamente o fruto.
Estudioso sobre o clima
O senhor Mário Galdine morador de Corumbataí e apaixonado por fenomenos meteriológicos tem em sua propriedade na Chácara Marilene um termômetro onde ele faz a medição das temperaturas todos os dias e um pluviométrico onde faz o registro de chuvas.

Ele nos disse que segundo seus arquivos essas duas geadas foram maiores que as registradas em 1994. Segundo Senhor Mário há várias décadas não se tem registro de um fenômeno como o que aconteceu neste inverno na região.