Evento foi realizado sábado no Centro Cultural.
As ações de Rio Claro pela inclusão das pessoas com deficiência ganharam destaque no sábado (18) com a realização do primeiro encontro municipal de cegos e pessoas com baixa visão, no Centro Cultural. “Estamos mobilizados e à disposição para o desenvolvimento de ações que tornem Rio Claro uma cidade cada dia mais inclusiva”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Perissinotto.
O secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, afirmou que o evento é exemplo dos caminhos que vêm sendo traçados no âmbito da inclusão. “Muito vem sendo feito e queremos avançar muito mais nessa área”, comenta.
Para o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, “saímos do encontro com diretrizes importantes para caminhar em busca de qualificar serviços voltados a cegos e pessoas com baixa visão, na certeza que a união de sociedade civil e poder público pode fazer a diferença”, enfatizou.
No encontro foram levantadas demandas e ações futuras. A Presidente do Instituto Incluir, Rita Silva Leite, colocou à disposição o núcleo para deficiência visual da entidade para parcerias a ações futuras. O núcleo é coordenado pela professora Sabrina Pereira.
O evento foi organizado pela prefeitura, por intermédio da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. A ação contou com parceria do Instituto Incluir.
O palestrante David Faria Costa, coordenador pedagógico do Comitê Paralímpico Brasileiro, expôs sua experiência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência e sua atuação como presidente do Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos, além de ressaltar a importância da mobilização das pessoas com deficiência visual, e do evento de Rio Claro, para o avanço em questões voltadas a cegos e pessoas com baixa visão.
O grupo do projeto Acordes da inclusão, coordenado pelo maestro Claudionor Fonseca, participou do evento, que ainda contou com a presença da professora Reisa Cristiane de Paula Venancio, especialista em educação física adaptada e saúde. Ela realizou junto aos participantes do evento uma dança sênior.
Estiveram presentes ao evento a assessora dos Direitos Raciais, Lourdes da Silva, a assessora dos Direitos da Mulher, Melissa Camilo, a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Janice Rezende, a vice-presidente da Associação dos Deficientes de Rio Claro, Thaís Nascimento, e os vereadores Julinho Lopes, de Rio Claro, e Alan Bastelli, de Santa Gertrudes.