Na tarde desse domingo (26/09) foi eleita a nova diretoria da Escola de Samba A Casamba.
Durante reunião do Conselho Deliberativo; Catia Regina Gambeloni foi eleita presidente, tendo como vice Cassiana Casagrande Alves. A diretoria eleita terá como ainda como: 1ª Tesoureiro Mara Passareli, 2ª Tesoureira: Maria Inês Queiros Arena Carneiro. 1º Secretário Osvaldo Genizelli Filho, 2ª Secretária Jô Scaravato. Diretor de Carnaval Luis Agus.
A solenidade de posse e apresentação dos novos diretores bem como nomeação dos adjuntos ainda será definida.
A História da Amarelo e Branco
A Escola de Samba a Casamba Foi fundada em 1976. Dois anos após sua fundação a escola se transformou num símbolo do luxo e beleza no Carnaval da Capital da Alegria sendo campeã em: 1978 com o Enredo: A Terra que o Rei Midas Tocou! O Ciclo do Ouro no Brasil. Bi Campeã em 1979 com o Enderdo: Num Rito de Magina nas Terras de Yourubá, Dançam os Filhos de Keto o primeiro Tri – campeonato da escola chegou em 1980 com o Enredo: O princípio. A criação do mundo segundo a lenda tupina. No Ano de 1981 A Casamba não desfiou e então foi montado o Bloco Fica Assim, em uma homenagem à Mangueira através do Mestre Cartola.
No retorno ao Carnaval em 1982 a escola volta a ser Campeã com o enredo Brasileiro! Profissão: Esperança. Com status de Campeã a escola é mais uma vez Bi- Campeã em 1983, com o enredo Quebra Cabeça. Em 1984 a escola fica em 3º lugar com o enredo Terra Rica e Generosa. No Ano de 1985 mais uma vez a escola se apresenta ao público como o Bloco “Fica Assim”.
Já no Ano de 1986 a escola não desfila. Retornando ao Carnaval como campeã em 1987 com o enredo “Sonho de um Brasileiro”, onde na comissão de frente os Anjos anunciavam o belíssimo espetáculo.
Em 1988. A Casamba ficou em 3º lugar com o enredo Na Minguante ou Na Crescente. Em 1989 ficou em 4º lugar com o “Virou Brasil”.
Já no início da década de 90 a escola se re- estrutura e retorna com muita garra e energia e leva o título de campeã em 1990 com o Enredo: “Sonhar Sonhei”. Bi-Campeã em 1991 com o enredo; “Samba da Minha Terra”.
Por problemas políticos em 1992 não houve Carnaval.
Em 1993 a Escola mais uma vez é Campeã com o enredo “Toca que eu Danço”. Em 1994 mais uma vez sem Carnaval a Escola retorna em 1995 onde fica em 3º lugar com o enredo Que Rei sou eu?
Mais uma vez o Carnaval de Rio Claro é surpreendido por divergências politicas a Capital da Alegria adormece por alguns anos.
Mesmo com muitas dificuldades a escola retorna em 2006 e se sagra Vice-campeã com o enredo “Das Lendas do Sol Nascente Surge Nossa História – A Casamba 30 anos!!!”.
Por divergências no ano de 2007, A Casamba não desfila e é rebaixada para o Grupo de Acesso.
Garra e Orgulho de Ser Casambeiro
Mesmo tendo ciência de todos os obstáculos e desafios a escola se estruturou e desfilou no Grupo de Acesso em 2008 sagrando-se Campeã com o enredo “No Imaginário do Povo Fica o Dito pelo não Dito”.
Novamente na elite do Carnaval
Em 2009- a escola é vice-campeã com o enredo “Chocolate! Use Abuse se Lambuze”.
Já em 2010- A Casamba é Campeã com o enredo “Luz! Brilhante Ideia!” tendo como carnavalesco o artista plástico Ronaldo Ciribelli. Vice-Campeã em 2011 com o enredo “Desejos” do Carnavalesco Ronaldo Ciribelli.
2012- Vice-campeã, ao apresentar o enredo; “Tempo” de Ronaldo Ciribelli.
Em 2013- Vice-campeã; “Casamba é Dança, Música e Alegria Numa Viagem Fantástica pelas Festas Populares Brasileiras” uma crianção do Carnavaleco Rodrigo Cadete.
No ano de 2014- foi Vice-campeã; com o enredo “Dos males da vida ao antídoto para a felicidade. A Casamba está no veneno” com samba composto por: Cidinho Geniselli, Oswaldinho Geniselli e Betinho do Cavaco. Mais um desfile do carnavalesco Rodrigo Cadete.
Em 2015 a escola foi Vice-campeã com “E o futuro o que será? Quer descobrir? Acredite quem quiser…”
Já em 2016 totalmente estruturada a Casamba apresentou um dos mais belos desfiles, mesmo em baixo de uma forte chuva a Escola Brilhou na Passarela do Samba ao comemora4 os 40 anos. Apresentando o enredo “O brilho do meu sol irradia nossa história e no conto dos 40, hoje conto nossas glórias”, para a decepção de muitos que aguardava soltar o Grito; “É Campeão” a escola mais uma vez ficou com o vice-campeonato. Mas essa sede de vitória continua encrustado em cada integrante da agremiação.
O novo normal
O desafio maior da nova diretoria será se adequar ao novo normal e trazer de volta os integrantes da escola que se distanciaram pela ausência do Carnaval e também por esse momento de pandemia o retorno será novamente uma escada cheia de obstáculos que a nova presidente Catia Gambeloni está disposta a superar um a um e trazer de volta ao Carnaval Rio-clarense o brilho do sol: o brilho da Casamba e a energia dessa comunidade que esteve distante da passarela do samba por cinco anos.