Medidas valem a partir dessa segunda-feira (4). Até domingo capacidade permitida era de 80%.
A partir desta segunda-feira (4) os estabelecimentos comerciais e religiosos não têm mais limite de ocupação em São Carlos (SP). O decreto revogando as medidas restritivas de público impostas para a contenção da disseminação do novo coronavírus e liberando 100% da capacidade dos locais foi publicado na sexta-feira (1º).
Também foi liberada a locação de chácaras e áreas de lazer.
A ações de flexibilização foram discutidas em reunião do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus na quarta-feira (29) e encaminhadas para a aprovação do prefeito Airton Garcia (PSL).
Até domingo (3), a capacidade de público permitida em locais comerciais e religiosos era de 80%. O horário de atendimento em restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência) já estava liberado em todos os dias da semana.
Ainda é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento de 1 metro entre as pessoas em todos os estabelecimentos.
Já a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação ainda será discutida, segundo a prefeitura.
Vacinação e redução de casos
Até a tarde desta segunda-feira, São Carlos havia aplicado 378.800 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 208.787 de 1ª dose (82% da população), 167.487 de 2ª dose ou dose única (65,8% da população) e 2.256 como dose de reforço.
A vacina é apontada pelos especialistas como a principal causa pela queda significativa de casos e mortes em São Carlos e no restante do país.
Em setembro, São Carlos apresentou uma redução de 74% na ocorrência de óbitos por Covid-19 e 79,3% de queda nas infecções em comparação com agosto.
Foi o mês com menos mortes desde dezembro de 2020 e somente nos três primeiros meses da pandemia houve menos casos do que em setembro.
Fonte: G1 São Carlos/ Araraquara