Anuncie aqui
Anuncie aqui

Shows em pé, baladas e 100% das torcidas nos estádios estão liberados em SP a partir desta segunda

Retomada desses eventos acontece no momento em que o estado superou a marca de mais de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19. Uso de máscara em qualquer ambiente e comprovante de vacinação continuam obrigatórios.

Anuncie aqui

Depois de quase 600 dias, chegam ao fim as restrições impostas pelo governo de São Paulo para conter a disseminação do coronavírus. A partir desta segunda-feira (1), os últimos eventos que estavam proibidos estão liberados: os shows com público em pé, as pistas de danças e a volta de 100% do públicos ao estádios de futebol, segundo as regras do Plano SP de flexibilização econômica.

Com isso, todos os estabelecimentos do estado podem funcionar sem restrição de público e horário. O uso de máscaras segue obrigatório. Cabe a cada município definir se segue o governo do estado. A capital paulista seguiu a orientação e vai liberar todos os eventos a partir desta segunda.

A quarentena imposta pelo governo do estado começou no dia 24 de março de 2020.

Naquela época, 30 pessoas haviam morrido vítimas da Covid-19. Durante os 587 dias que duraram o Plano São Paulo, o governo foi prorrogando e flexibilizando as regras da quarentena.

A retomada desses eventos a partir desta segunda acontece no momento em que o estado superou a marca de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19. Segundo o vacinômetro do governo paulista, pelo menos 87,63% da população adulta já tinha tomado a segunda dose das vacinas contra a doença até este domingo (31).

A autorização para a volta desses eventos é a última etapa para a volta de 100% das atividades culturais no estado, que começaram a retomada gradual em 17 de agosto, com a volta de eventos sociais, museus e feiras corporativas.

De acordo com o governo paulista, a retomada só está autorizada mediando o cumprimento dos seguintes protocolos sanitários para o funcionamento de eventos com público:

Uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente; Respeito aos protocolos de higiene;
100% da população adulta com acesso à 1ª dose da vacina.

Na capital paulista, desde 1º de setembro a Prefeitura da Cidade de São Paulo instituiu o chamado “passaporte da vacina” para eventos com mais de 500 pessoas.

O “passaporte da vacina” poderá ser apresentado por aplicativo de celular, chamado E-saúde, ou em formato físico (saiba como baixar a versão digital mais ao fim da reportagem).

Vista aérea do Estádio do Morumbi antes da partida entre São Paulo e Corinthians, válida pelas semifinais do Campeonato Paulista 2017 — Foto: LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO

 

100% do público nos estádios

Em 4 de outubro deste ano, os estádios voltaram a ter 30% do público para assistir a partidas de futebol . Em 15 de outubro, 50% do público já estava permitido nas arenas e, agora, em 1º de novembro, 100%.

No caso dos estádios de futebol, as regras para frequentar os estádios são as seguintes:

Estar com o cartão de vacinação contra a Covid-19 (físico ou pelo aplicativo ConecteSUS);
Ter tomado as duas doses ou a dose única das vacinas;
Uso de máscara obrigatório;

Para torcedores que tiverem recebido apenas a primeira dose dos imunizantes: apresentar um teste de antígeno feito, no máximo, 24h antes da partida ou um teste PCR feito, no máximo, 48h antes da partida.

Corinthians x Chapecoense

O primeiro grande evento esportivo com as novas regras na cidade de São Paulo será a partida entre Corinthians e Chapecoense, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira às 21h30.

De acordo com o clube paulista, até o sábado (30) já tinham sido vendidos mais de 34 mil ingressos para o jogo que vai acontecer na NeoQuímica Arena.

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) mostra aplicativo de ‘passaporte da vacina’, que ainda não tem data para ser lançado. ser lançado — Foto: Reprodução/Youtube

 

Como baixar o ‘passaporte da vacina’

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os participantes dos eventos poderão baixar o QR Code do “passaporte da vacina” no aplicativo E-saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.

É necessário fazer um cadastro com dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone.

Caso não tenha acesso ao aplicativo, também é possível apresentar o comprovante físico que é entregue no momento da imunização.

A Secretaria Estadual da Saúde também oferece o comprovante de vacinação em formato digital por meio do aplicativo do Poupatempo Digital (saiba como baixar aqui).

Nota da Secretaria da Saúde

“A Secretaria de Estado da Saúde informa que os índices da pandemia em SP seguem em queda, fruto das quase 72 milhões de doses de vacina aplicadas. 100% da população adulta já tomou pelo menos uma dose e 87,6% tem a imunização completa.

Mediante dos dados, está autorizada a partir de amanhã (1), 100% de ocupação em shows, espetáculos, atividades de entretenimento e modalidades esportivas. O uso de máscaras segue obrigatório e continuam recomendadas medidas de higiene, como uso de álcool, por exemplo. Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19.

O Comitê Científico de São Paulo continua monitorando a pandemia no estado e a pasta estadual ressalta que todas as medidas tomadas levam em consideração critérios técnico-científicos para a proteção da população. Importante ressaltar também que a continuidade da imunização, como a segunda dose da vacina são fundamentais para que as medidas de flexibilização continuem sendo adotadas de maneira segura.”

Fonte: G1 São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Café Solidário do GACC reúne comunidade em manhã de afeto e esperança

Evento chega à 13ª edição com artesanato, música e campanha para montagem das Cestas de Natal das famílias assistidas.   O...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto armado com o 10º BAEP termina com dois suspeitos mortos...

Ação integrada entre Polícia Militar e Gaeco cumpre mandados e resulta em troca de tiros em dois bairros da cidade. Uma grande operação contra o...

Uma Experiência Inesquecível no Palácio Tangará

Uma celebração especial de 60 anos marcada por arte, história, elegância e a curadoria sensível de Fernanda Coletti no icônico Palácio Tangará. Por: Ana Murbach Quem...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...
Anuncie aqui