De janeiro a novembro, ação da concessionária reduziu em 28% os casos de entupimentos no município.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, realizou 62 desobstruções nas tubulações de esgoto do município, no período de janeiro a novembro deste ano. Esse tipo de situação ocorre pelo uso e descarte incorreto de materiais que se acumulam e impedem a passagem do esgoto. Entre as principais consequências do entupimento das redes, estão o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações.
Com o objetivo de evitar entupimentos e obstruções, além de garantir a total manutenção das redes coletoras de esgoto de Santa Gertrudes, a concessionaria realiza, de forma preventiva, a limpeza das tubulações. Neste ano, de janeiro a novembro, 21,4 quilômetros de redes já foram limpas na cidade.
A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes. De janeiro a novembro de 2020, por exemplo, foram 87 entupimentos registrados contra 62 em 2021; uma redução de 28%.
O trabalho de lavagem preventiva das redes de esgoto ocorre em diversas regiões do município e, além disso, neste ano, a concessionária realizou a distribuição de nove mil folhetos informativos orientando a população sobre o uso correto das redes coletoras de esgoto.
A BRK também está à disposição para a realização de palestras como forma de conscientizar a população a respeito do tema. Elas podem ser solicitadas por qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse. Basta enviar um e-mail para [email protected].