Qualificação garante manutenção dos serviços e repasse federal.
o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest) de Rio Claro recebeu pontuação satisfatória do Ministério da Saúde e com isso garante a manutenção dos serviços e verba do governo federal para dar continuidade às ações voltadas à saúde do trabalhador.
A boa notícia foi recebida na semana passada pela Fundação Municipal de Saúde. “A avaliação é realizada pelo Ministério da Saúde e coordenadoria geral de saúde do trabalhador, que verifica quais os Cerest são atuantes no país, com base em critérios”, destaca Paula Navas, responsável pelo Cerest.
O Cerest Rio Claro pontuou em todos os quesitos analisados e foi qualificado pelo Ministério da Saúde. Com atuação satisfatória, além da prestação dos serviços para a população trabalhadora, o município garante o repasse do recurso federal para a continuidade das ações. “Esse repasse é fundamental para a manutenção da qualidade do atendimento, garantindo ações educativas e qualificação da equipe, por exemplo”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde, acrescentando que a Fundação tem se atentado a ações que promovam a saúde do trabalhador.
A qualificação e reconhecimento do Cerest como atuante se refere ao ano de 2021. O serviço realiza consultas médicas em saúde do trabalhador, investigação de acidentes de trabalho, emissão de parecer sobre nexo causal e ações educativas em saúde do trabalhador. O Cerest também desenvolve ações conjuntas com as áreas de atenção primária, especialidades e urgência e emergência, além da notificação de doenças e agravos nos 11 municípios da sua área de abrangência.