Desde a implementação do Esquema Golden Visa, o mercado imobiliário português tem testemunhado um crescimento considerável, proporcionado tanto por investidores quanto por estrangeiros ricos que podem se dar ao luxo de receber a cidadania por meio do adquirimento de uma propriedade.
Hoje em dia a compra de propriedades de luxo não se limita somente a famosos como Madonna e George Clooney, mas vários investidores estrangeiros são responsáveis por grade parte dos valores injetados no mercado imobiliário português.
Segundo a empresa multinacional alemã Engel & Volkers, 35% dos investimentos em propriedades de luxo feitos só em Lisboa são de origem estrangeira, com as top três nacionalidades sendo constituídas pelos franceses, representando 21% do total, e os britânicos e brasileiros, representando igualmente 18% do total.
É interessante notar que cada nacionalidade tem uma preferência por diferentes distritos, por exemplo, enquanto os franceses focam em áreas como a Estrela, Misericórdia e Santa Maria Maior (distritos os quais as propriedades podem chegar nos €9.000,00/m²), os investidores brasileiros demonstram interesse pelos distritos de Santo Antônio (máximo de €7.000,00/m²) e Graça (€ 5.000,00/m²).
Mas como era de se esperar, Lisboa permanece a queridinha dos estrangeiros. O grande benefício de ser uma das cidades grandes ricas mais acessíveis da Europa ocidental, combinado com o charme, a beleza e a gastronomia fazem com que ela continue sendo a favorita dos investidores britânicos e alemães.
Sem dúvida que Lisboa continuará a observar um crescimento contínuo em seu mercado imobiliário residencial de luxo.
A pandemia trouxe diversos pesares, mas talvez um dos poucos lados bons tenha sido ajudar a abrir os olhos de várias empresas para utilizarem a tecnologia de uma forma mais inteligente e dinâmica.
Com ninguém podendo sair de casa o comércio encontrou vários outros modos para alcançar seus consumidores, e o mercado imobiliário não foi diferente.
As plataformas imobiliárias aprimoraram suas ferramentas de pesquisa, permitindo que compradores e investidores não somente visualizem inúmeros anúncios personalizados, como também façam tours 360º pelos imóveis e entrem em contato com agentes e proprietários, tudo sem sair do conforto de suas casas (muito menos sem precisar pegar um avião!).