De acordo com a Secretária de Segurança Pública (SSP), esse tipo de crime pela internet tem se tornado frequente e cresceu mais de 200% nos últimos dois anos.
Moradores de São Carlos (SP) tiveram as contas na rede social Instagram invadidas por criminosos que usaram seus perfis para fazer falsos anúncios de venda de eletrodomésticos por preços abaixo do mercado.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública (SSP), esse tipo de crime pela internet tem se tornado frequente e cresceu mais de 200% nos últimos dois anos.
Prejuízo moral
Segundo o cabeleireiro Duda Mendonça, ele levou um susto ao acessar a conta do salão, com 21 mil seguidores e ver que a rede social havia sido invadida.
Os criminosos anunciaram pelos stories eletrodomésticos por um preço abaixo do mercado, pedem a transferência bancária via PIX e aí dão golpe nos seguidores.
“Estou tendo prejuízos financeiros porque eu uso a minha conta para divulgar produtos de algumas empresas que me beneficiam financiamento e moralmente porque eu tenho que explicar o tempo inteiro que não sou eu que estou vendendo os produtos, e atrapalha o meu trabalho, eu uso essa rede social para divulgar o meu trabalho”, disse.
Apesar de ter registrado um boletim de ocorrência, a conta continua hackeada e o profissional acumula prejuízos e precisou fazer uma nova conta.
“Eu tive que começar do zero. Eu tinha essa conta há mais de 10 anos, as duras penas a gente vai conquistando, mas eu não estou tendo respaldo de nenhum lado nem judicial e nem da rede social”, afirmou o cabelereiro.
A funcionária pública Natália Sant’Ana de Oliveira passou pelo mesmo problema. No caso dela, os bandidos invadiram a conta pessoal.
“Além de divulgarem alguns produtos para venda, eles também chamam as pessoas no direct, inventando uma historinha, falando de que estou com problema no banco e estou precisando pagar uma conta e que eu preciso do dinheiro. E as pessoas que não sabem acabam conversando até ele enviar uma chave pix ”, contou.
Redobrar cuidados
A Meta, empresa que gerencia as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, dá dicas para não cair em golpes e ter a conta invadida:
Não clicar em links desconhecidos;
Não compartilhar links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp;
Ativar a autenticação de dois fatores nos diferentes aplicativos – com essa etapa de segurança, além da sua senha, você recebe um código de acesso novo que deve ser informado todas as vezes que tentar logar na conta de um dispositivo desconhecido;
Além disso, os especialistas em segurança alertam que é importante desconfiar de publicações na internet com anúncios de produtos com preços baixo do mercado. E sempre ter uma senha segura, com, ao menos, seis caracteres e uma combinação complexa de números, letras e pontuações.
“Caso você tenha sua conta invadida, a primeira coisa que você deve fazer é procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Aqui no estado de São Paulo nós temos a delegacia online, onde você pode, inclusive, registrar pela internet. Aí você também relata esse problema na página do Instagram, explica certinho que o seu perfil foi invadido”, orienta a advogada Helen Predin.
Fonte: g1 São Carlos/Araraquara