Durante a Expo Revestir, os lançamentos de cerâmica e porcelanato foram feitos em um ambiente cibernético imersivo.
Inovação é a palavra-chave nos negócios em um mundo em que as fronteiras não mais existem, e unir o físico com o digital é a nova tendência com a utilização do Metaverso, mundo virtual que replica a realidade através de dispositivos digitais, ou seja, é um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pelo conjunto de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.
E foi a experiência imersiva de um espaço novo e digital que a Embramaco levou para a Expo Revestir 2022, realizada entre 8 e 11 de março: os visitantes conferiram os mais de 100 lançamentos de produtos em cerâmica e porcelanato em um ambiente on-line, coletivo e hiper-realista, o Metaverso.
O Metaverso da Embramaco está disponível para acesso até o final de março no link em anexo. O acesso ao Metaverso é simples: ao entrar, a pessoa pode se identificar com o seu nome, pode customizar o seu avatar e passear pelo Metaverso explorando os estandes da Embramaco e da Castelli Porcelanato. Dentro do Metaverso há, inclusive, salas particulares para que os profissionais de arquitetura, engenharia e de design de interiores possam fazer reuniões com seus clientes de forma privativa.
Thiago Toshio, Criativo Tecnológico da GoVision, que desenvolveu o Metaverso da Embramaco com a equipe da LR Marketing, afirma que a empresa viu a oportunidade de levar a experiência de todo o conteúdo produzido por uma equipe multidisciplinar na construção dos estandes da Expo Revestir para dentro de uma experiência virtual no Metaverso. “Fizemos esta experiência pensando em democratizar o espaço do Metaverso e todas as pessoas têm acesso a esse Metaverso a partir do seu computador de mesa, do seu celular e com os óculos também; ou seja, é uma plataforma cruzada que apresentamos na Expo Revestir, uma tecnologia que queremos trazer para um universo democrático que dá acessibilidade dentro deste contexto tão complexo que é o Metaverso.”
Head de Marketing da Embramaco, Renato Kuratani destaca que as possibilidades do espaço Metaverso são inúmeras e fazem parte da adequação da indústria cerâmica durante os períodos mais críticos da pandemia de coronavírus. “Percebemos o quanto somos dependentes das trocas interpessoais quando tivemos de nos isolar socialmente, e possibilitar a continuidade dos negócios foi em parte possível porque temos um avanço tecnológico que nos permite trabalhar de qualquer lugar do mundo. Uma das características do Metaverso é que ele permite experiências sensoriais novas, o que é muito positivo para mostrarmos nossos produtos, colocando-os nesse espaço virtual para que o cliente faça uma imersão no ambiente. E esse foi o nosso objetivo ao lançar os produtos da Embramaco na Revestir 2022 dentro do Metaverso criado especificamente para nós pela GoVision.”
Para Thiago Toshio, as marcas já entenderam que a presença delas nesse espaço é muito importante para os negócios. “O espaço no Metaverso é como a Internet: as pessoas passam a criar os seus próprios conteúdos, fazem conexões, fazem networking. Os profissionais do futuro também tendem a trabalhar dentro deste espaço colaborativo, imersivo. Você pode estar se perguntando quão distante está o Metaverso, e respondo que ele já está presente, e conforme a tecnologia avança, mais recursos teremos a disposição.”